Dicas para Aliviar Dor no Estômago e Azia




Ainda que azia e dor no estômago não deve ser ignorado, existem muitos procedimentos para aliviar o estômago que você pode experimentar antes de ir ao médico. Estes podem ajudar a diminuir seus sintomas e evitar problemas maiores mais tarde.

Veja algumas dicas para aliviar Azia

- Coma refeições menores, mas com mais frequência. Um estômago cheio coloca pressão sobre o esfíncter esofágico inferior, um músculo semelhante a uma válvula que impede o ácido estomacal de se voltar para o esôfago.

- Coma de maneira lenta e relaxada. Quando a comida enche seu estômago mais rapidamente, coloca mais pressão sobre o esfíncter esofágico inferior.

- Permaneça em pé depois das refeições. Deitado aumenta a pressão sobre o esfíncter esofágico inferior, o que torna o refluxo ácido mais provável.

- Evite comer tarde da noite. Comer uma refeição ou lanche dentro de três horas para dormir pode piorar os sintomas de refluxo e azia. Deixe tempo suficiente para o estômago se esvaziar.

- Não se exercite imediatamente após as refeições. Dê tempo ao seu estômago para esvaziar; espere algumas horas depois de comer antes de se exercitar.

- Incline o tronco com uma cunha na cama. Elevar um pouco o tronco com uma almofada em forma de cunha reduz a pressão sobre o esfíncter esofágico inferior e pode aliviar a azia noturna.

- Não apoie a cabeça e os ombros com travesseiros, pode piorar o refluxo.

- Fique longe de bebidas carbonatadas. Eles causam arroto, o que promove o refluxo do ácido do estômago.

- Evite os alimentos que desencadeiam seus sintomas e evite-os. Alguns alimentos e bebidas aumentam a secreção ácida, retardam o esvaziamento do estômago ou afrouxam as condições do esfíncter esofágico inferior - que preparam o terreno para a azia. Os ofensores comuns incluem alimentos gordurosos, alimentos condimentados, tomates, alho, leite, café, chá, coca-cola, hortelã-pimenta e chocolate.

- Mastigue chiclete sem açúcar após uma refeição. Goma de mascar promove a salivação, que neutraliza o ácido, acalma o esôfago e lava o ácido de volta para o estômago. Evite sabores de hortelã-pimenta, que podem provocar azia.

- Verifique seus medicamentos. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se algum dos medicamentos que você toma pode piorar o refluxo ácido ou inflamar o esôfago. Por exemplo, os antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, soltam o esfíncter esofágico inferior e as tetraciclinas, como a doxiciclina, podem causar inflamação esofágica.

- Perca peso se precisar. Estar acima do peso coloca mais pressão sobre o estômago e o esfíncter esofágico inferior.


Se ao mudar seus hábitos alimentares e outras medidas preventivas e ainda tiver sintomas de azia, converse com seu médico. Ele pode aconselhá-lo sobre quais medicamentos será necessário para o tratamento e recomendar acompanhamento adicional, se necessário.


Com informação de:health.harvard

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais