terça-feira, 5 de setembro de 2017

Como o Colágeno - ou a falta dele - Impacta sua Pele



O colágeno é um aminoácido de cadeia longa composto por aminoácidos individuais, tais como glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina. A mais abundante das proteínas do corpo é encontradas nos tecidos conjuntivos, músculos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e sistema digestivo, e compreende 70% da proteína da pele, beneficiando muitas áreas do corpo, incluindo cabelos e unhas.
 
Por volta dos 20 anos, o colágeno no corpo começa a diminuir, e no momento em que você atinge 80 anos, você tem cerca de quatro vezes menos colágeno, o que explica a flacidez da pele.

Fatores ambientais como poluição e estilo de vida, assim como a má nutrição, podem diminuir a produção de colágeno, diminuindo a elasticidade da pele e envelhecendo os ossos e articulações.

O colágeno é a proteína mais importante para manter a pele com uma aparência jovem e vibrante, este composto de aminoácidos essenciais só pode ser obtido através da dieta, pois o corpo humano não pode produzi-lo.

A pele clara, firme e brilhante começa dentro do seu corpo, então é verdade que você é o que você come. As primeiras coisas nas quais você deve se concentrar são as áreas do seu corpo que são melhoradas ou sofrem de acordo com sua dieta. As toxinas cobram um preço, mas os órgãos específicos que afetam a produção de colágeno incluem: 

- Seu intestino delgado e grosso, conforme liberam nutrientes para o seu corpo e ajudam a manter a movimentação e eliminação dos alimentos. Livrar-se dos dejetos em tempo hábil é crucial (o que é uma das razões pelas quais a fibra é útil). Quando o alimento fica por muito tempo no intestino, sua pele pode ficar opaca, oleosa e manchada. 

- As suprarrenais que funcionam bem produzem hormônios essenciais, incluindo o DHEA, estrogênio, testosterona, progesterona e pregnenolona. Os desequilíbrios hormonais podem promover os problemas de pele. 

- Dois órgãos que filtram impurezas de seu corpo continuamente são seu fígado e rins. Uma dieta deficiente em nutrientes adequados pode afetar esses órgãos importantes e impedi-los de fazer o seu trabalho como deveriam. Isso, por sua vez, pode resultar em uma pele que parece menos do que saudável. 

- Os problemas de tireoide podem afetar negativamente a sua pele e levar a erupções, mas também podem fazer com que sua pele seque, coce, fica flácida ou enrugada. Uma vez que sua tireoide trabalha em direta colaboração com suas glândulas suprarrenais, quando um ou ambos não estão funcionando adequadamente a pele recebe um duplo golpe.


Fatores que Atuam Contra o Desenvolvimento do Colágeno

Certos fatores ambientais e de estilo de vida, infelizmente, podem diminuir a produção de colágeno, seu tom de pele e elasticidade, tornando a produção de uma pele jovem e saudável algo cada vez mais inalcançável com o passar do tempo. Os fatores que podem retardar a capacidade do seu corpo de produzir esta proteína essencial:

- Alterações hormonais

- Remédios

- Excesso de trabalho

- Óleos hidrogenados

- Alimentos processados

- Envelhecimento

- Deficiências nutricionais

- Água fluoretada

- Radiação

- Sol em excesso

- Açúcar

- Estresse

- Desidratação

- Álcool

- Traumatismo

- Saúde Intestinal Ruim

É importante ter uma exposição regular ao sol em uma grande área de sua pele descoberta para aumentar seus níveis de vitamina D. No entanto, manter-se no sol até o ponto de se queimar irá cobrar um preço. As células da sua pele estão continuamente sendo renovadas, mas também destruídas. O ambiente piora isso: a poluição e mesmo partículas de poeira podem contribuir para a velocidade com que a sua pele envelhece.


Alimentos Saudáveis para Produzir uma Pele Saudável

O colágeno está armazenada em ossos de animais, e esta é uma das razões pelas quais o caldo de osso é considerado um superalimento.

Quando cozinha o osso, o colágeno se solta trazendo benefícios curativos quando consumido: relaxamento de ossos e músculos doloridos, combate a infecções e inflamações e, naturalmente, aumento dos seus níveis de energia. Ao fazer o seu próprio caldo de osso, certifique-se de usar apenas a melhor carne de frango ou bovina de animais cultivados organicamente, de animais alimentados com pasto ou com grama.

O colágeno bovino é uma outra ótima fonte e é encontrada na cartilagem, ossos e peles das vacas, é semelhante ao que está no seu próprio corpo. Ele também fornece o que é conhecido como colágeno tipos I e III, os principais componentes da pele, unhas, cabelos, tendões, ligamentos, músculos e ossos, bem como seus dentes, gengivas, olhos e vasos sanguíneos.



Outras Maneiras de Aumentar seus Níveis de Colágeno

Além do caldo de osso e da suplementação de colágeno bovino, há mais algumas coisas que você pode fazer para conseguir colocar mais colágeno na sua vida.

- Estudos dizem que a terapia com luz vermelha, também conhecida como terapia de laser de luz de baixo nível, aumenta o crescimento de colágeno para melhorar as rugas e a elasticidade da pele

- O retinol é um antioxidante usado para aumentar a vida útil do colágeno e bloquear as enzimas que o destroem

- Identificou-se que o ginseng, com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, aumenta o colágeno na corrente sanguínea e pode ter benefícios antienvelhecimento

- A babosa, ao ser tomada por via oral, quase dobrou a produção de ácido hialurônico e colágeno em participantes de um estudo

- O ácido hialurônico, um composto importante para o colágeno na pele, pode ser encontrado no feijão e tubérculos ou tomado como um suplemento

- Um estudo demonstrou em que a vitamina C essencial é um protetor da pele e cria mais colágeno no corpo

- Os antioxidantes, que protegem contra os radicais livres prejudiciais, aumentam a eficácia do colágeno já existente

- Consumir legumes ricos em vitamina C, como tomates, pepinos, pimentões e brócolis

Vários alimentos saudáveis você pode comer para ajudar a ter uma pele macia, flexível e mais jovem. Não só muitos deles melhoram a produção de colágeno, mas também contêm compostos adicionais para manter a elasticidade e o volume de sua epiderme. 

- O salmão selvagem do Alasca é repleto de ácidos graxos ômega-3, ele ajuda a fornecer apoio adicional ao seu corpo e à sua pele.

- As bagas, como mirtilos, amoras e framboesas, ajudam a proteger sua pele dos danos causados pelos radicais livres e também aumentam o colágeno.

- Laranjas, toranja, limões e limas, com altas quantidades de vitamina C, ajudam a converter os aminoácidos lisina e prolina em colágeno.

- O alho contém enxofre, um componente necessário para a produção de colágeno, mas também contém ácido lipoico e taurina para ajudar a reconstruir as fibras de colágeno danificadas.

- Legumes verdes escuros como a couve, o espinafre e a beterraba aceleram a produção de colágeno e protegem contra radicais livres.

Com informações de Mercola

Um comentário:

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