Benefícios do Iogurte para Saúde


O iogurte além de saboroso e refrescante trabalha a favor da saúde de nosso corpo.

O iogurte difundiu-se por todo o mundo depois que alguns estudos demonstraram que o seu consumo trazia benefícios à saúde. O biólogo russo Elie Metchnikoff (1910) estudou as tribos das montanhas da Bulgária. Essas tribos apresentavam um alto índice de longevidade e tinham como componente básico da dieta o iogurte. Metchnikoff aprofundou-se nos estudos e conseguiu isolar um bacilo do iogurte, batizando-o de Bacillus bulgaricus.

Hoje está comprovado que o consumo de iogurte colabora no bom funcionamento do intestino e, como contém cálcio, ajuda a fortalecer os dentes. Ele também é indicado para pessoas que sofrem de osteoporose e para mulheres que necessitam de reposição de cálcio na fase da menopausa.

Benefícios do Uso de Iogurte para Saúde:

- Sua digestão é mais acelerada do que a do leite. A fermentação do iogurte transforma com mais rapidez a lactose em glicose e galactose – tornando-o uma ótima opção para quem tem intolerância leve a lactose. 


- É um grande aliado do corpo durante qualquer tipo de tratamento em que são utilizados antibióticos. Como tais medicamentos costumam eliminar, além das bactérias ruins, as boas, o iogurte ajuda a repor os micro-organismos que foram perdidos no processo.

- É uma importante fonte de cálcio, que melhora a absorção do nutriente no organismo e, consequentemente, ajuda no combate da osteoporose.

- As versões desnatadas são indicadas em planos de emagrecimento, pois possuem baixo teor calórico e servem como um snack magro saudável.

Estudos apontam que o cálcio, especialmente quando encontrado em produtos lácteos, pode ter um papel suplementar no emagrecimento por estimular a quebra de gordura e inibir o seu acúmulo nas células adiposas

Fonte: Dieta Já, Danone

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais