Marcas de Azeite Extravirgem Aprovadas pela Proteste em 2017



O consumo de Azeite de Oliva Extravirgem é um hábito saudável que traz muitos benefícios a saúde, porém é importante saber se realmente o azeite utilizado é original. Neste ano a Proteste realizou um novo teste de qualidade onde 24 marcas foram avaliadas.

Como saber se o Azeite é extravirgem

Todos os azeites de oliva têm como matéria-prima a azeitona. O que os diferencia é o número de etapas de refinamento pelas quais passam. Isso altera a acidez do óleo, ou seja, a qualidade. Quanto menor for seu índice de acidez mais benefícios ele terá.

Por força da Instrução Normativa do MAPA nº 1, de 30 de janeiro de 2012, para o azeite de oliva atingir a classificação extravirgem tem ter a acidez menor que 1%, ou seja deve enquadrar-se entre os limites de 0,0 a 0,8.

Benefícios do Azeite de Oliva

- Possui substâncias que combatem o colesterol ruim;

- Impede o depósito de gordura abdominal, afinando a cintura;


- Preveni a perda de memória;

- Afasta o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Quanto usar

Como uma colher de sopa contém cerca de 108 calorias, o ideal é consumir duas colheres de sopa por dia: uma no almoço e outra no jantar. É recomendável utilizá-lo em pratos que não vão ao fogo, como, saladas, pães, queijos e outros petiscos. Se aquecido, esse óleo pode perder suas propriedades benéficas.

Azeite de Oliva Extravirgem Aprovados

A avaliação dos azeites foi feita em laboratório acreditado pelo MAPA (Ministério da Agricultura) e pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) e avaliados se o azeite continha alguma mistura de óleos vegetais e animais e o grau de acidez.

As marcas com as melhores avaliação foram:

- O-live& CO - maior pontuação dentre todos os parâmetros avaliados;

- Andorinha;

- Carbonell;

- Borges;

- Cardeal;

- Cocinero;

- Gallo;

- La Española;

- La Violetera;

- Taeq;

- Serrata;

- Renata;

- Broto Legal Báltico.


Com informações de Veja

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais