Por que o Citrato de Sildenafila causa Dor de Cabeça?


O citrato de sildenafila, muito conhecido como Viagra, é um medicamento utilizado para o tratamento da disfunção erétil, que se entende como sendo a incapacidade de atingir ou manter uma ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório.

Com alto índice de aprovação é um dos medicamentos mais vendido no Brasil, o problema é que alguns pacientes tem relatado um efeito colateral do medicamento nada bom, uma intensa dor de cabeça. Veja nesta postagem as principais causas deste efeito adverso.

A dor de cabeça é tipicamente bilateral, frontotemporal, pulsátil ou agravada pela atividade física, começando tipicamente dentro de 5 horas e dura em torno de 72 horas após a exposição ao citrato de sildenafila.

Os efeitos centrais do sildenafil têm sido atribuídos ao relato recente da presença de PDE5 no tecido cerebral, principalmente no cerebelo e hipocampo e no gânglio cervical superior.

Os cientistas não detectaram dilatação da artéria cerebral média, ou seja não ocorreu vasodilatação, provavelmente pelos baixos níveis de produção de cCMP nas artérias cerebrais ou devido a sua rápida eliminação pelas outras fosfosdiesterase não PDE5 ou a PDE5 nas artérias cerebrais pode ser uma isoforma que não é suficientemente inibida pelo sildenafil ou ainda, o sildenafil pode não ter uma boa distribuição nas células musculares lisas das artérias cerebrais.

Os estudiosos propõem que o local de ação do sildenafil na indução de dor de cabeça ocorra nos terminais sensoriais das fibras nervosas perivasculares. Esta hipótese parece consistente com estudos prévios evidenciando que o sildenafil atua não somente nas células musculares lisas vasculares, mas também nas fibras nervosas sensoriais na estimulação da ereção peniana.

Local de ação do sildenafil na indução de dor de cabeça

- Terminais sensoriais das fibras nervosas perivasculares (sensibilização e hiperexcitabilidade dos terminais sensoriais perivasculares ou dos neurônios sensoriais de primeira ordem).

- O sildenafil atua não somente nas células musculares lisas vasculares, mas também nas fibras nervosas sensoriais na estimulação da ereção peniana.

A dor de cabeça como efeito colateral ocorre em 16% dos casos e pode durar 72 horas após a exposição ao citrato de sildenafila. Deste modo pacientes que tem enxaqueca deve evitar o uso e buscar uma terapia alternativa. Se a dor de cabeça for insuportável, a melhor coisa é evitar o uso e procurar atendimento médico.

Com informação de: Artigo de Paulo Margotto

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais