Glutamato Monossódico Pode Causar Obesidade e Alzheimer

Resultado de imagem para glutamato monossódico

O Glutamato monossódico ou glutamato de sódio( MSG) é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes que ocorrem na natureza. O FDA (Agência regulatória para Alimentos, Medicamentos e Cosméticos dos Estados Unidos), classificou o MSG como aditivo alimentar seguro.

O glutamato monossódico  realça o sabor dos alimentos e por isso é utilizado em quantidades considerável na fabricação de uma diversidade de comidas processadas e industrializadas. Está presente em temperos como Ajinomoto, Kitano, Arisco, Caldo Maggi, Caldo Knorr ou Sazón.

Este aditivo, no entanto, está longe de ser uma substância inofensiva para a saúde. Quando se fala em glutamato monossódico, fala-se de uma substância que causa reações adversas como: 

  • Alergias cutâneas
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Enxaquecas
  • Asma
  • Taquicardia
  • Irregularidades cardíacas
  • Tonturas 
  • Depressão.

A utilização diária dos temperos artificiais, conhecidos popularmente como caldos Knorr, Kitano, Arisco, Maggi, Sázon, Ajinomoto, ou ainda os caldos de sopa e outros aditivos que servem para dar gosto e cor aos alimentos podem acarretar sérios danos à saúde.

O glutamato monossódico pode levar à liberação de acetilcolina, uma substância química estimulante da função muscular, além de inibidora da absorção de glicose por parte de células cerebrais. Como resultado, está relacionado à obesidade e à doença de Alzheimer, além de ser altamente tóxico para os neurônios.

O uso crescente dos temperos artificiais na culinária, é um dos motivos para o aumento de doenças silenciosas. Os chamados caldos de galinha, ou de carne, são um perigo silencioso à saúde pública.

A substância é um neurobloqueador do hipotálamo, controlador do apetite, o que incrementa a quantidade de comida ingerida causando, como consequência, a obesidade, tão comum nos dias atuais, não somente em adultos, mas também, e principalmente, em crianças, as principais vítimas dos alimentos processados e industrializados.

Dica Saudável para fugir do Glutamato Mossódico
  • Substituir os temperos industrializados por condimentos, especiarias, ervas.  
  • Devido ao excesso de sódio, os temperos industrializados não devem fazer parte da rotina alimentar. O ideal são temperos frescos, como alho e cebola.

Exercícios Físicos Combate a Depressão



Segundo estudo de investigador do Karolinska Institute na Suécia, o exercício físico ajuda a limpar o organismo de uma substância tóxica responsável por sintomas depressivos.

Entidades médicas há vários anos defendem os benefícios do exercício físico no combate à depressão causada pelo stress, contudo, não se compreendia de que forma ocorria esta proteção. 

A investigação liderada pelo farmacologista Jorge Ruas vem mostrar o mecanismo por detrás deste fenômeno. O estudo foi publicado na revista Cell. 

A equipe do Karolinska Institutet (Suécia) revelou que o exercício físico induz : 
  • Uma alteração nos músculos esqueléticos (aqueles que estão junto ao esqueleto) que ajuda a eliminar uma toxina que o sangue acumula nos momentos de stress e que prejudica o funcionamento do cérebro.
O investigador e a sua colega de investigação, a neurocientista Maria Lindskog, explicam que a proteína PGC-1a1, presente nos músculos esqueléticos, aumenta quando se pratica exercício físico. 

No início da investigação, Jorge Ruas e Maria Lindskog acreditavam que estes músculos com proteína reforçada produziriam alguma substância que ajudava a combater a depressão. Mas após a investigação em ratinhos descobriram precisamente o contrário: a proteína PGC-1a1 ajuda a eliminar uma substância tóxica que o stress faz acumular no sangue. 

Os investigadores usaram dois grupos de ratinhos: uns com a proteína dos músculos reforçada e outros com músculos “normais”. Os dois grupos foram expostos a situações de stress (ruído, flashes de luzes, e inversão do ciclo de sono).

Depois de cinco semanas de exposição a momentos de stress ligeiro, a equipe verificou que os ratinhos com menos PGC-1a1 tinham desenvolvido comportamentos depressivos, enquanto os outros ratinhos não mostravam estes sintomas.

Enzimas KAT eliminam substância tóxica

Os investigadores verificaram que os ratinhos com altos níveis de PGC-1a1 também tinham níveis mais elevados de enzimas KAT - capazes de converter uma substância que se forma durante os momentos de stress, a quinurenina, transformando-a no ácido quinurênico que não passa do sangue para o cérebro.

Os peritos ainda não sabem ao certo como atua a quinurenina no cérebro, mas a substância está ligada a estados depressivos e a outros distúrbios mentais.

“Este trabalho poderá abrir um novo caminho farmacológico no tratamento da depressão, sendo que o alvo terapêutico poderá passar a ser o músculo-esquelético em vez do cérebro. Este músculo parece ter um efeito de desintoxicação que, quando ativado, pode proteger o cérebro, diz Jorge Ruas no comunicado.

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, este distúrbio afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

Quinurenina

A quinurenina e seus metabólitos participam de funções biológicas essenciais à sobrevivência, como a dilatação dos vasos sanguíneos durante os processos inflamatórios e a organização da resposta imunológica.

O aumento da produção de quinurenina pode precipitar sintomas depressivos. Seus metabólitos estão associados às deficiências cognitivas, às encefalopatias, à esclerose múltipla, aos tiques, ao metabolismo das gorduras, à demência pelo HIV e a outros distúrbios psiquiátricos.

O cortisol e outros hormônios liberados durante o estresse, e certos mediadores que participam dos processos inflamatórios, ativam enzimas responsáveis pela síntese de quinurenina, aumentando sua produção, seus níveis na corrente sanguínea e a presença no cérebro. Ao entrar no cérebro, a quinurenina é convertida em metabólitos que promovem estresse celular e interferem no comportamento.

Quando o estresse é acompanhado por exercícios físicos, as sucessivas contrações da musculatura promovem uma cascata de reações bioquímicas que levam ao aumento da produção de determinados enzimas (KATs), que se encarregam de transformar quinurenina em ácido quinurênico.

Ao contrário do composto que lhe deu origem, o ácido quinurênico é incapaz de penetrar a barreira que separa o sangue periférico do líquor, o líquido que banha o sistema nervoso central. Dessa forma, o cérebro fica menos exposto aos efeitos depressivos da quinurenina, portanto mais resistente ao estresse. Por essas razões, a atividade física deve ser incorporada às estratégias de prevenção e tratamento dos distúrbios relacionados com o estresse, como é o caso das depressões.

Com informações de : Boas noticias.pt - Carta capital

Alimentos que Melhoram a Função Renal.


Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde renal. 

Impedir o desenvolvimento de problemas renais é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo, pois os rins filtram as impurezas, ajudam a controlar a pressão arterial e ainda produzem hormônios e vitaminas. 


A simples ingestão de vegetais frescos, crus, além de alimentos mais integrais, já impede notavelmente o surgimento de dificuldades renais. Vale lembrar que os problemas renais estão diretamente associados a hábitos alimentares errados. Pessoas que exageram no consumo de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados se tornam mais susceptíveis a desenvolver essas doenças.

Alimentos Ricos em Vitamina K


Alimentos ricos em vitamina K e ácido cítrico evitam a formação de cálculos renais, além de melhorar a mineralização, prevenir e tratar a osteopenia e contribuir para a manutenção de ossos e dentes fortes. 


Bons exemplos desses alimentos são: 
  • Limão
  • Tamarindo e com clorofila, como as folhas verde-escuro, alface escura, repolho, couve-flor, brócolis, espinafre, aspargo
  • Chá verde
  • Ervas diuréticas (capim-limão, cabelo de milho, quebra-pedra, boldo, carqueja, erva-doce e salsa).
Estes alimentos devem ser consumidos crus, já que o cozimento destrói sua vitalidade, enquanto o congelamento destrói a vitamina K. Assim, os sucos clorofilados (verdes) e desintoxicantes são excelentes para a saúde dos rins, mas precisam ser preparados no momento do seu consumo.

Alimentos Ricos em Ômega-3


Alimentos ricos em ômega-3 também são adequados para prevenir doenças renais. Entre eles estão: 

  • Semente de linhaça que, de todas as oleaginosas, é a mais rica nesta família de poliinsaturados.
  • Sementes germinadas de girassol, gergelim e abóbora podem ser também benéficas. 
  • Os peixes de água fria e o óleo de fígado de bacalhau são outras fontes indicadas.

Ingestão de Líquido 


Beber bastante líquido também é imprescindível. Entre as várias funções da água no nosso organismo, duas delas são: 

  • Manter o bom funcionamento dos rins 
  • Controlar a temperatura do corpo. 
Em lugares muito quentes, a água que deveria ir para os rins acaba sendo direcionada para as glândulas sudoríparas, e a pessoa transpira para manter o corpo na temperatura correta. É neste momento que os rins podem ficar com pouca água e micro partes sólidas podem começar a se depositar, formando os famosos cálculos renais.


Fonte: Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro

Leia aqui : Uso de dipirona pode diminuir a Imunidade e as Plaquetas






Refrigerantes Diet - Zero - Pode Aumentar a Barriga e o Risco de Doenças Cardiovasculares

Resultado de imagem para refrigerante diet

De acordo com um novo estudo feito nos Estados Unidos, pessoas mais velhas que bebem refrigerante diet podem ter maiores aumentos no tamanho da cintura do que aqueles que não têm esse hábito. 

Os pesquisadores descobriram que o aumento médio da circunferência da cintura entre as pessoas do estudo que beberam refrigerante diet todos os dias foi mais do que o triplo das pessoas que não bebem refrigerante diet. Entre as pessoas que bebiam refrigerante diet apenas ocasionalmente, o aumento foi mais que o dobro dos que não bebiam.

“Quanto mais as pessoas bebiam refrigerantes diet, mais suas cinturas expandiam”, alerta a autora do estudo, Sharon Fowler, pesquisadora do Centro de Ciëncias da Saúde da Universidade do Texas.

Durante o estudo, que durou nove anos, o tamanho da cintura das pessoas que não bebiam qualquer tipo de refrigerante aumentou uma média de 2,18 centímetros. O aumento médio foi de 4,65 centímetros entre aqueles que bebiam refrigerante diet ocasionalmente, e 8,03 centímetros entre aqueles que bebiam diariamente.

Os pesquisadores acompanharam um total de 749 americanos com origens mexicanas ou europeias que tinham 65 anos ou mais quando o estudo começou. Eles perguntaram sobre sua ingestão de refrigerante diet e mediram a circunferência da cintura, altura e peso quando o estudo começou e em três outros momentos.

O aumento da gordura na barriga, que geralmente é a causa do aumento da circunferência da cintura, pode aumentar: 
  • O risco de doenças cardiovasculares;
  • Risco aumentado de acidente vascular cerebral;
  • Ataque cardíaco. 
O novo estudo se junta a um grande número de pesquisas sobre os efeitos potencialmente prejudiciais do refrigerante diet para a saúde humana. Em um estudo apresentado em 2011 na Conferência Internacional do Derrame, da Associação Americana de Derrame, em Los Angeles, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem refrigerante diet todos os dias podem ter um risco aumentado de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Em outro estudo, publicado em 2012, os pesquisadores também encontraram uma ligação entre o consumo diário de refrigerante diet e acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Além disso, os autores de um estudo apresentado na Academia Americana de Neurologia em 2013 encontraram uma ligação entre o consumo de refrigerante diet diariamente e um risco maior de depressão.

No novo estudo, os pesquisadores disseram que não está claro exatamente por que beber refrigerante diet pode estar ligado a um aumento na circunferência da cintura. Mas pode ter algo a ver com os adoçantes usados em refrigerantes diet, e a forma como eles podem afetar a regulação do consumo de alimentos, afirma Fowler.

Por exemplo, em um estudo com ratos que foram expostos no útero a níveis elevados de um destes adoçantes, o aspartame, os investigadores descobriram que ele causou: 
  • Lesões nas regiões do cérebro que normalmente recebem o sinal para “parar de comer”. 
  • Como resultado, os ratos tiveram mais gordura abdominal quando cresceram. 
Adoçantes utilizados em refrigerantes diet podem ter um efeito semelhante nas pessoas, embora mais pesquisas sejam necessárias para verificar se este é o caso.

Fowler sugeriu que as pessoas usem estratégias para reduzir ou parar de beber refrigerante diet, considerando seus potenciais efeitos negativos na saúde.

“Quanto mais as pessoas puderem tentar imitar algumas das coisas que amam em refrigerantes diet com outras coisas que sejam saudáveis, melhor”, sugere Fowler.

Por exemplo, se alguém gosta da doçura de um refrigerante diet, comer algumas frutas doces junto com um pouco de água normal ou com gás pode ser um bom substituto, diz Fowler. Para os amantes da cafeína, substituir o refrigerante diet por café ou chá pode funcionar. 

Fonte: Dikajob

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais