Alimentos que devem ser evitados quando o Colesterol está Elevado - Açúcar mais prejudicial que as Gorduras Saturadas

Estudos atuais mostram que os hidratos de carbono - Açúcar - prejudicam mais dos que as gorduras saturadas aumentando os níveis de colesterol sanguíneo e promovendo doenças cardiovasculares.

A Suécia foi o primeiro país ocidental a rejeitar uma dieta baixa em gorduras em favor da dieta alta em carboidratos, propondo agora uma pirâmide alimentar da seguinte forma:
  • Os fornecedores de carboidratos como os cereais e tubérculos estão no topo e os legumes, com valores quase residuais deste nutriente, são a base da alimentação. 
  • As gorduras são as que se encontram naturalmente nos alimentos de origem animal e as de adição, como o azeite e a manteiga. 
Foi emitida orientações que rejeitam o dogma da dieta baixa em gorduras em favor de aumento de carboidratos e também o aumento das gorduras na alimentação. O valor de gorduras na alimentação não deve ultrapassar 10% do valor calórico para o dia. 

Essa mudança das orientações nutricionais seguiu-se à publicação de um estudo realizado pelo Conselho Sueco Independente de Avaliação das Tecnologias da Saúde, depois de rever 16.000 trabalhos científicos publicados até Maio de 2013. 


Daí resultou a proposta de uma nova pirâmide alimentar, recomendada desde 2013, onde os fornecedores de carboidratos como os cereais, tubérculos e leguminosas estão no topo e os legumes, com valores quase residuais deste macronutriente, são a base da alimentação.

Engordamos porque ingerimos carboidratos demais. Em vez de olharmos para os teores de gorduras dos alimentos, deveríamos antes olhar para o teor de açúcar e de outros carboidratos. 

Pessoas que tem o colesterol elevado e diabetes, devem eliminar: 

  • Doces (sumos, iogurtes, cereais de pequeno-almoço, bolachas e bolos) 
  • Reduza o arroz, massa, pão e batatas 
  • Aumente a ingestão de sopa, legumes e saladas. 
  • A fruta deve ser ingerida com moderação, dando preferência às frutas que têm menores teores de frutose.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais