Alimentos que deixam o Organismo mais Resistente - Aumenta a Imunidade




A imunidade significa proteção contra doenças infecciosas. As células e moléculas responsáveis pela imunidade constituem o sistema imune, e sua resposta coletiva e coordenada à introdução de substâncias estranhas no organismo é chamada resposta imune.

A defesa contra os micróbios é mediada pelas reações iniciais da imunidade inata pelas respostas mais tardias da imunidade adquirida.

O sistema imunológico deve estar resistente para ficarmos livres de doenças como gripes, resfriados e herpes que são doenças comuns que aparecem quando a imunidade está baixa.

Consumindo alimentos certos e evitando alguns que enfraquece o sistema Imune, você ficará livre dessas doenças.

Alimentos que enfraquecem o sistema imunológico ou deixa a recuperação mais lenta:

- Leite e derivados;
- Açúcar refinado;
- Cafeína;
- Sal;
- Álcool;
- Alimentos industrializados e ricos em gorduras trans

Alimentos que deixa o sistema imunológico mais resistente:

- Alho: Função imunoprotetora, contem selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar.

- Cebola: Quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas.

- Lichia: Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatórias.

- Gengibre: Auxilia nas defesa do organismo, ação bactericida, possui vitamina B6 e C.

- Cogumelo shitake: Rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade.

- Castanha-do-Pará : Rica em selênio, antioxidante, combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

- Batata yacon : Contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade.

- Iogurte natural : Rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade.

- Vegetais verde-escuros: Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. São ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

- Frutas cítricas: Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais