Tratamento Eficiente para Unheiro - Paroníquia


A paroníquia conhecida popularmente como unheiro é uma infecção que rodeia o bordo de uma unha da mão ou do pé.

A infecção costuma começar a partir de uma ruptura da pele, de uma limpeza de unhas demasiado traumática ou de uma irritação crónica. Como a região das unhas dispõe de pouco espaço para se inflamar, a infecção tem tendência para ser bastante dolorosa. Ao contrário da maioria das infecções da pele, a paroníquia pode ser causada por diversas bactérias, como Pseudomonas e Proteus, bem como fungos como Candida.

Causas do Unheiro

  • Pessoas que estão com as mãos constantemente em contato com a água
  • Crianças com o hábito de colocar o dedo na boca frequentemente 
  • Pessoas com diabetes que mexem muito com água. 
  • Pessoas com hábito de roer ou palitar a unha, ou ainda machucar a pele ao tirar a cutícula 

Tratamento

  1. As compressas ou os banhos quentes ajudam a aliviar a dor e, com frequência, a eliminar (drenar) o pus. 
  2. Os banhos quentes também aumentam a circulação sanguínea o que, por sua vez, ajuda a combater a infecção. Por vezes, o médico drena a infecção fazendo uma pequena incisão na bolsa purulenta (abcesso) com um bisturi. As infecções em que se consegue uma drenagem adequada podem não precisar de tratamento com antibióticos. Se a infecção tiver tendência para se propagar, o médico pode prescrever antibióticos orais.
  3. Se a paroníquia for causada por um fungo, o médico drena a infecção e prescreve um creme antifúngico que contenha cetoconazol, ciclopirox ou miconazol e aconselha banhos quentes. Em casos graves prescreve-se um antifúngico oral.
Tratamento natural 

Para o tratamento desta infecção há vários alimentos que podem ter suas propriedades aproveitadas, como o alho, a banana, o eucalipto, camomila, arruda entre outras. 

Veja abaixo alguns remédios caseiros para o tratamento do unheiro.

  • Alho: Amasse 6 dentes de alho e misture-os com azeite de oliva aquecendo a mistura ao fogo. 2 Vezes ao dia dê compressas nas regiões infectadas por um período de quinze minutos usando um pedaço de pano ou uma gaze.
  • Eucalipto: Faça uma infusão de 100 gramas das folhas do eucalipto para cada litro de água. Mergulhe as mãos no líquido 3 vezes ao dia como que para lavar as mãos.
  • Cebola e Sal: Pique uma cebola em pedacinhos miúdos e misture ao sal, amasse bem até que adquira uma consistência homogênea formando uma espécie de pasta. Passe nas pontas dos dedos 3 vezes ao dia.
  • Banana: Aplique a banana amassada sobre a área infectada 3 vezes ao dia por um período de meia hora.
  • Camomila: Aplique compressas mornas do chá de camomila sobre a área afetada 3 vezes ao dia por um período de meia hora.
  • Arruda: Prepare o chá de arruda e aplique uma compressa morna sobre a área infectada por duas vezes ao dia durante 20 minutos.
  • Guaçatonga, também conhecida como Erva-de-bugre: Faça o chá da erva e aplique uma compressa morna sobre a área afetada por duas vezes ao dia durante 20 minutos.
  • Babosa (Aloe vera): Extraia o gel presente no interior das folhas da babosa e aplique sobre a área infecionada três vezes ao dia
Dicas para prevenção do  Unheiro
  • Manter os dedos dos pés e das mãos secos;
  • Utilizar luvas de borracha se mexe muito com água ou produtos químicos;
  • Evitar roer as unhas ou tirar pedaços de pele ao redor dela;
  • Evitar cortes na pele ao retirar a cutícula na manicure/pedicure;
  • Se for diabético, manter os níveis de açúcar dentro dos limites.

Fonte: Manual Merck, Beneficios naturais

Dormir mal Envelhece - Dicas para ter um bom sono


Dormir é um assunto sério, 63% dos brasileiros sofrem com algum problema relacionado ao sono.
O sono tem cinco fases e ocorre em ciclos de 90 minutos. A idéia de dividir o dia em três e ter oito horas de sono não funciona para todos.

Muitos querem recuperar o sono perdido, dormindo mais nos finais de semana, mas isso não é suficiente para reparar os danos à saúde causados pelas poucas horas de sono no restante da semana. Este hábito pode apenas diminuir a sensação de sonolência e o stress, mas não evita problemas causados pela privação do sono, como a dificuldade de concentração.

Pesquisa recente indicou que ficar no Whatsapp, Facebook, trocar mensagens pelo celular a noite, pode causar insônia, e dormindo poucas horas, ira se sentir cansado ao longo do dia.

Ter poucas horas de sono pode prejudicar a aparência, pois a falta de sono reduz a liberação de hormônio de crescimento, que nos adultos, reduz os processos de regeneração celular, resultando em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado, olheiras e um sistema imunológico enfraquecido.

Estudos atuais indicam que dormir menos de seis horas por dia aumenta em 12% o risco de morte prematura e dormir mais de 9 horas o risco é de 30%. Uma noite de sono mal dormida pode aumentar em cerca de 20% de duas moléculas presente no cérebro, a enolase neurônio-especifica e a proteína S-100B. O número dessas moléculas aumentam no sangue sempre que ocorrem lesões cerebrais.  

No Brasil, dormir mal se tornou caso de saúde pública, sendo que levantamentos da Anvisa indica alto indice de consumo de ansioliticos como o Clonazepam, Bromazepam e Alprazolam, que são medicamentos que podem causar dependência.

O sono é uma terapia, sendo que na fase onde acontecem os sonhos, conhecida com REM, é importante para que o cérebro consiga controlar as memórias dolorosas, amenizando as sensações em relação à dor.

Dicas para Dormir Bem:
  • Crie hábitos de dormir todos os dias no mesmo horário
  • Observar a temperatura do quarto sendo ideal entre 22 a 25 graus célsius. 
  • Evite ingerir alimentos pesados e bebidas alcoólicas antes de dormir.
  • Não dormir com estômago cheio e nem vazio.
  • Não use medicamentos para dormir sem prescrição médica.
  • Fumantes devem diminuir o consumo de cigarros à noite.
  • Evite ler, falar ao telefone ou comer na cama.
  • Tente não levar preocupações e planos para a cama.
  • Sempre manter o ambiente escuro e silencioso.
  • Tome um banho morno para relaxar o corpo.
  • Um bom chá como erva doce, camomila, erva cidreira sempre ajuda a aumentar a sonolência.


Bom sono !!!

Remédios Caseiros para tratar Hemorroidas


Hemorroidas trata-se de uma inflamação das veias do reto e do ânus que produz dor e incômodo, as suas causas geralmente são:

- Prisão de Ventre;

Gravidez;
 
- Obesidade;

- Sedentarismo;

- Componente Genético;

- Dieta pobre em fibras;

- Baixa ingestão de Líquidos. 

É importante determinar qual é a causa das hemorroidas para tentar melhorar a sua condição. Ao se tratar de aplicar demasiada força na hora de evacuar, o problema pode-se corrigir de forma simples mudando este hábito. Se pelo contrário, é devido a prisão de ventre ou outras condições, é bom consultar um médico para tentar melhorar a sua condição.

Tratamentos Caseiros para Hemorroidas 

Repolho

Ação Anti-inflamatória

Modo de Preparo: Fazer cataplasma . Retirar as veias centrais das folhas, coloque-as uma sobre as outras, esmague-as com um rolo até a retirada do suco, aquecer e aplicar sobre o local durante 2 a 4 horas.

Fazer o consumo de salada crua.

Aloe

O aloe vera (babosa) melhora os sintomas das hemorroidas como a comichão, o ardor e a inflamação.

Modo de Preparo: Corte uma folha de aloe vera e aplique o líquido da mesma várias vezes ao dia, especialmente depois de evacuar. É recomendável limpar bem a área antes de aplicar.

Camomila, o Marrubio, a Cavalinha ou o Carvalho

Ação Anti-inflamatória, Analgésica, evita os sangramentos.

Modo de Preparo : Basta ferver um punhado destas folhas pelo menos durante 5 minutos até soltarem as suas propriedades, quando a água estiver fria submerja por completo, durante pelo menos 10 minutos, notará o alívio.

Beterrabas

As beterrabas brancas são outras boas e simples aliadas no tratamento.

Modo de preparo: Lave-as bem e deixa-as esfriar na geladeira. Aplique várias folhas na zona pelo menos 3 vezes ao dia.

Batata

A batata também é uma excelente e simples alternativa para aliviar os sintomas das hemorroidas.

Modo de Preparo: Corte uma batata às fatias, envolva-a num kleenex e aplique na zona várias vezes ao dia, conseguirá um bom alívio do desconforto.

Cravo, Louro e Alho

Modo de Preparo: Ferver em água dois cravinhos, 3 folhas de louro e 3 dentes de alho, deixe ferver a água com estes ingredientes pelo menos 10 minutos. Extraia a água e espero que o líquido esfrie, aplique várias vezes ao dia.

O tratamento para a melhora das hemorroidas pode levar alguns dias, por isso é importante ser constante com o tratamento caseiro e ter muita paciência.

Se os sintomas continuar com frequência é importante consultar o seu médico.

Fonte: Saude.umcomo

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais