Período Fértil da Mulher


A concepção acontece em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Para estimar os períodos férteis, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. 

A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Essas contas podem ser úteis para programar a gravidez, ou se proteger de uma gestação fora dos planos. 

Cálculo do período fértil para não engravidar

Para calcular o período fértil para não engravidar, marque num calendário os dias em que a sua menstruação costumar vir, e observe se os ciclos são regulares ou não. A menstruação pode vir a cada 28, 29, 30 dias ou mais.

O dia mais fértil é sempre o meio do ciclo. Por isso, se a menstruação vier sempre de 30 em 30 dias, o 15º dia a contar a partir do primeiro dia da menstruação, é o dia mais fértil, mas os 3 dias antes e os 3 dias depois também são férteis, e por isso dentro destes 7 dias deve-se ter muito cuidado para não engravidar, utilizando métodos contraceptivos.

Nos outros dias do mês, apesar de não serem muito férteis, a mulher também pode engravidar se tiver relações sem camisinha ou outro método contraceptivo. Isto ocorre porque o tempo de vida de um espermatozoide dentro da mulher pode ser de até 3 dias, e por isso se a mulher tiver relações desprotegidas cerca de 3 dias antes do início do seu período fértil, ela também poderá engravidar.

Cálculo do período fértil com ciclo irregular

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vêm sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas. 

Para as mulheres que possuem a menstruação irregular e desejam engravidar pode-se recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e estar atenta aos sinais de período fértil como corrimento semelhante à clara de ovo. Já para aquelas que não desejam engravidar, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

*Saiba o que fazer se esqueceu de tomar o anticoncepcional - Clique aqui Anticoncepcional

Fonte : Tua saúde

Dicas que ajuda elevar o HDL (colesterol bom) e manter os níveis de LDL


Há uma série de fatores que podem afetar como seu corpo lida com o colesterol, sendo a sua genética um dos mais importantes. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a elevar o HDL (colesterol bom) e manter os níveis de LDL (colesterol ruim) e os níveis de colesterol total baixos. 

Mantenha um peso saudável. 

Se o seu IMC (índice de massa corporal) for superior a 25 e, especialmente, se for maior que 30, você provavelmente terá que diminuir. Este passo vai ajudar a melhorar todos os níveis.
  • Você não precisa perder uma tonelada de peso para ver a diferença em seus níveis de HDL. Mesmo apenas alguns quilos podem fazer a diferença. Seus níveis de HDL podem aumentar em 1 mg/dL (0,03 mmol L), com a perda de apenas 2,7 kg.
Faça exercício aeróbico pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos.

5 vezes por semana é ainda melhor. Certifique-se de verificar com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios aeróbicos. Além de melhorar seus níveis, o exercício aeróbico vai melhorar o seu humor enquanto melhora a química em seu cérebro.
  • Exemplos de exercícios aeróbicos alegres, estimulantes, incluem caminhar, correr, pedalar, nadar, jogar basquete e varrer folhas - qualquer coisa que aumente o ritmo cardíaco. Você também pode dividir a sua atividade diária em três segmentos de 10 minutos, se você estiver tendo dificuldade em encontrar tempo para se exercitar.
Pare de fumar. 

A maioria das pessoas já sabe que fumar faz mal para a saúde, isso também pode diminuir os níveis de HDL e aumentar seus níveis de LDL, causando maior risco de doença da artéria coronária e ataque cardíaco.
  • Apenas largando esse hábito, o seu HDL pode aumentar em até 10 por cento. Converse com seu médico sobre as melhores maneiras de parar e esteja aberto a experimentar várias estratégias ao mesmo tempo.
Beba com moderação. 

1-2 taças de vinho tinto por dia vão ajudar a elevar os níveis de HDL significativamente. Antes de beber, no entanto, certifique-se de que você não tem um problema de saúde, como a cirrose. Beber poderia, então, ser prejudicial para você. Além disso, se você pratica abstinência de álcool, por qualquer que seja o motivo, esta não é uma boa razão para começar a beber, há muitos problemas associados ao consumo excessivo de álcool.
  • Para as mulheres de todas as idades e os homens com mais de 65 anos, um drinque por dia é o máximo que deve ser ingerido para conseguir ter benefícios. Os jovens, no entanto, podem tomar dois. Mas se você não bebe, não comece.
Reduza as gorduras saturadas em sua dieta. 

Elas são do tipo que são sólidas à temperatura ambiente. Em vez disso, escolha mais gorduras monoinsaturadas, como as encontradas em azeite de oliva e óleo de canola, nozes e abacate. Gorduras omega-3 são boas, também. Elas podem ser encontradas na sardinha, salmão, ovos com ômega-3, semente de linhaça, semente de chia e nozes.
  • Não corte completamente a gordura. Uma dieta saudável para o coração realmente deve ter cerca de 30% de sua ingestão de calorias provenientes de gordura, no entanto, o tipo saturada só deve responder por 7% ou menos.
Limite ou elimine gorduras trans em sua dieta. 

As gorduras trans são encontradas em muitos alimentos processados, incluindo biscoitos, bolachas, frituras e margarinas. Procure nos rótulos por gorduras "hidrogenadas" antes de comprar alimentos embalados.
  • Em geral, os alimentos processados devem ser deixados de fora do seu carrinho. Os alimentos que dizem que são livres de gordura, normalmente têm uma enorme dose de produtos químicos, incluindo corantes artificiais e conservantes. Estes aditivos são conhecidos por serem cancerígenos. Eles também são geralmente carregados com carboidratos de alto índice glicêmico. Não deixe de ler o rótulo antes de escolher quaisquer coisas embaladas.
Escolha frutas e vegetais coloridos. 

Eles contêm fitoquímicos, que parecem ter um efeito protetor contra doenças cardíacas. Há algumas evidências de que beber suco de cranberry ajuda a elevar os níveis de HDL, e isso se dá provavelmente devido aos fitoquímicos desta baga vermelha e ácida.
  • Frutas e vegetais também são ótimas fontes de fibras e têm uma baixa "carga glicêmica". Esse é o código para não aumentar os seus níveis de açúcar no sangue. Ambos os benefícios também podem ser encontrados em legumes, cereais integrais, aveia e sementes.
Reduza o consumo de açúcares adicionados. 

Um estudo recente mostrou que pessoas que obtêm pelo menos 25% de suas calorias diárias a partir de qualquer tipo de adoçante/edulcorantes tinham mais que o triplo do risco normal de ter baixos níveis de HDL do que aqueles que tem menos de cinco 5% de suas calorias obtidas de adoçantes/edulcorantes.
  • Troque refrigerantes por suco de laranja. Se você beber três copos de suco de laranja por dia, seus níveis podem aumentar cerca de 20% em mais ou menos um mês, afirma um pequeno estudo britânico. Eles contém muitas calorias, no entanto, portanto tenha isto em mente. Você pode ir diretamente à fonte (a laranja), mas esta é uma boa alternativa.
Tire um tempo para educar-se sobre as gorduras, açúcares adicionados e rótulos de alimentos.
Saiba o que os números significam. Converse com seu médico sobre um objetivo saudável para você.

Fonte : wikihow

DICAS PARA EVITAR INFECÇÃO URINÁRIA



A infecção urinária é uma das doenças bacterianas mais comuns no ser humano, principalmente no sexo feminino. Estima-se que 60 a 70% das mulheres terão pelo menos um episódio de infecção urinária durante a sua vida.

A cistite, que é a infecção da bexiga, é a forma de infecção urinária mais comum e se caracteriza por sintomas como dor ao urinar e necessidade constante de fazer xixi, mesmo quando a bexiga encontra-se vazia.

A cistite ocorre quando bactérias naturais do intestino (enterobactérias) e da região ao redor do ânus, tais como E.coli, Proteus e Klebsiella, conseguem migrar para a região da vagina, passando a colonizar a entrada do uretra, canal que transporta a urina vinda da bexiga. Uma vez na uretra, as bactérias conseguem facilmente chegar à bexiga, onde irão se multiplicar e provocar intensa reação inflamatória.

A infecção urinária é uma doença causada pela contaminação da bexiga por bactérias do seu próprio corpo. Não é, portanto, uma doença transmitida de uma pessoa para outra.

Nem toda infecção urinária pode ser prevenida, todavia, medidas que evitem ou dificultem a migração de bactérias dos intestinos para a bexiga ajudam a reduzir o risco.

As infecções urinárias no homem costumam estar relacionadas a problemas urológicos, tais como doenças da próstata, presença de cateter vesical ou duplo J, ou defeitos anatômicos da região urogenital. Homens jovens com infecção urinária frequente devem ser avaliados por um urologista.

Prevenção da infecção urinária

Dica nº 1 – Sempre passar o papel higiênico de frente para trás

Como a infecção urinária é provocada por bactérias que vêm do períneo e da região anal, na hora que você for limpar o ânus ou a vagina com um papel higiênico, a direção deve ser sempre de frente para trás, ou seja, o papel passa primeiro na vagina e depois do ânus, nunca o contrário. O objetivo é não arrastar bactérias da região anal em direção à vaginal.

Seguindo a mesma lógica, não se deve passar o mesmo papel duas vezes seguidas. Passe o papel uma vez. Se ainda precisar limpar mais, use um novo pedaço.

Dica nº 2 – Evite uma higiene íntima excessiva

A cistite pode ser provocada por maus hábitos de higiene, mas também por excesso de higiene. A vagina possui sua flora natural de germes, que ajudam a impedir a chegada de bactérias nocivas vindas do ânus. Se você limpa a região da vulva e do períneo com muita frequência, ou uso produtos antissépticos especiais, pode haver uma redução da população natural de bactérias da sua vagina, o que acaba facilitando a vida das bactérias invasoras, que encontraram muito menos concorrência ao chegar na região ao redor da uretra.

Portanto, a limpeza deve ser feita de forma parcimoniosa e somente com água e sabão neutro. Não é preciso gastar dinheiro comprando produtos especiais para higiene íntima.

Dica nº 3 – Evite banhos de banheira

A água da banheira torna-se rapidamente povoada por bactérias da região do períneo. Se você ficar muito tempo sentada, há um risco maior de enterobactérias conseguirem migrar para a região ao redor da uretra. Ficar relaxando na banheira cheia de espuma é muito bonito em filmes, mas se você tem problemas de infecção urinária frequente, dê preferência a banhos de chuveiro.

Obs: banhos de piscina ou de mar não são problemas, não só pelo volume de água muito maior, mas também pela presença do cloro na piscina ou de altas concentrações de iodo e sal do mar.

Dica nº 4 – Evite ducha vaginal

O banho de chuveiro é a forma mais segura, porém, não se deve direcionar a ducha em direção à vagina. Duchas vaginais não ajudam na higiene íntima e ainda facilitam a migração de enterobactérias.

Dica nº 5 – Não use produtos químicos na região íntima

Produtos químicos, como perfumes, desodorantes ou talcos não devem ser usados nas partes íntimas, pois ele podem provocar irritação. Bactérias se aderem mais facilmente em locais onde a pele encontra-se irritada. Se a região ao redor da uretra estiver inflamada, as enterobactérias terão mais facilidade de colonizar o local. Evite usar qualquer produto que seja à base de álcool ou tenha cheiro forte nesta região.

Dica nº 6 – Troque o absorvente íntimo com frequência

A presença de umidade e sangue aumenta muito o risco de proliferação de bactérias. Não deixe o seu absorvente íntimo ficar cheio por muito tempo, principalmente se for um absorvente externo, que pode deixar a pele ao redor da uretra úmida e com sangue. Ainda há controvérsias entre os especialistas sobre qual tipo de absorvente é o mais perigoso: internos ou externos. Na dúvida, independente do absorvente usado, troque-o com frequência.

Dica nº 7 – Urine depois das relações sexuais.

A infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível, mas o ato sexual por si só produz atrito, o que leva à irritação da região genital e ajuda a espalhar as bactérias do períneo. O ato de urinar ao fim de cada relação ajuda a “lavar” a uretra, empurrando para fora as bactérias que possam ter migrado durante o sexo.

Obs: o uso de camisinha não diminui o risco de infecção urinária pós-coito. Lembre-se, a bactéria não vem do parceiro.

Dica nº 8 – Lave a região do períneo antes de ter relações sexuais

Lavar com água e sabão a região anal e perineal logo antes do ato sexual ajuda a reduzir a quantidade de enterobactérias que possam ser empurradas em direção à vagina.

Dica nº 9 – Evite sexo anal

O sexo anal, principalmente se procedido por sexo vaginal, aumenta muito o risco de infecção urinária. O motivo é óbvio, pois bactérias da região anal são levadas diretamente para a vagina. Mas, mesmo o sexo anal isolado pode ser suficiente para espalhar bactérias do reto pela região do períneo.

Dica nº 10 – Beba bastante água

A ingestão de líquido mantém a urina mais diluída e faz com que o paciente sinta necessidade de urinar com mais frequência, ajudando a expelir bactérias que estejam no trato urinário.

Dica nº 11 – Evite segurar a urina por muito tempo

Evite ficar intervalos maiores que 4 horas sem urinar. A urina parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias.

Dica nº 12 – Não use espermicidas

A aplicação de espermicidas, sejam em gel ou creme, aumenta o risco de infecção urinária, pois eles podem causar irritação na região genital. Da mesma forma, camisinhas que contenham espermicidas também devem ser evitadas.

Dica nº 13 – Evite o uso de diafragma 

Mulheres que usam diafragma e têm infecção urinária frequentemente devem ponderar uma mudança de método anticoncepcional, porque o diafragma pode pressionar a bexiga ou a uretra, dificultando o esvaziamento completo da urina. Uma bexiga que não esvazia completamente fica mais exposta à proliferação de bactérias.

Dica nº 14 – Use roupas de algodão ou tecidos leves

Use roupas leves de forma a não deixar a região genital muito úmida pelo suor. A pele úmida e fechada por muito tempo debaixo de roupas que não permitem a circulação do ar favorece a proliferação de bactérias.

Dica nº 15 – Consuma alimentos com cranberry (oxicoco)

Uma frutinha da família das amoras, chamada cranberry ou oxicoco, parece ser eficaz na prevenção da cistite. A fruta pode ser consumida como suco ou através de cápsulas já amplamente comercializadas. Ainda não existem evidências inequívocas da eficácia dessa fruta, mas como mal não faz, a maioria dos médicos acaba indicando o seu uso.

Dica nº 16 – Cremes de estrogênio na menopausa

Após a menopausa, a falta de estrogênio provoca secura vaginal e redução da flora bacteriana natural. Essas duas alterações aumentam o risco de colonização da vagina por enterobactérias. O uso de estrogênio sob a forma de creme vaginal ajuda a restaurar o ambiente natural da vagina, reduzindo a incidência de infecções urinárias.

Dica nº 17 – Evite o uso indiscriminado de antibióticos

Algumas pessoas com quadros frequentes de infecção respiratória alta, principalmente de garganta, nariz ou ouvido, acabam fazendo uso frequente de antibióticos, muitas vezes de forma desnecessária, já que boa parte dessas infecções são provocadas por vírus.

O uso indiscriminado de antibióticos durante a vida pode alterar a composição normal da flora bacteriana vaginal, facilitando a ocorrências de infecções ginecológicas, como candidíase, ou infecção urinária. O uso frequente de antibióticos também pode selecionar as bactérias dos intestinos, criando cepas resistentes, o que leva ao aparecimento de infecções urinárias multirresistente aos antibióticos habituais.

Dica nº 18 – Probióticos

Probióticos Lactobacillus são medicamentos tomados por via oral ou intra-vaginal, cujo objetivo é reforçar a flora vaginal e atrapalhar a fixação de enterobactérias na região ao redor da uretra. É um tratamento ainda em estudo, mas que aparentemente é eficaz em reduzir a incidência das infecções urinárias.

Dica nº 19 – Vacinas

Já existem vacinas compostas por cepas mortas da bactéria E.coli, responsável por mais de 80% dos casos de infecção urinária, que apresentam bons resultados. Exemplos são: Solco-Urovac, Urovaxom e Strovac.

As vacinas que apresentam administração intra-vaginal ou intra-muscular parecem ser mais eficazes que as vacinas por via oral.

É importante destacar que essas vacinas não protegem contra a cistite provocada por enterobactérias que não a E.coli.

Dica nº 20 – Antibióticos profiláticos

Algumas mulheres, por mais que sigam todas as dicas descritas anteriormente, permanecem tendo quadros repetidos de infecção urinária. Nestes casos, o uso prolongado de antibióticos em baixa dose pode estar indicado. Estudos têm demonstrado que o uso diário de antibióticos, como o Bactrim (sulfametoxazol/trimetoprim), podem ser utilizados com segurança e eficácia por até 5 anos, reduzindo em mais de 95% a taxa de novas infecções urinárias.

Dica nº21 – Antibióticos pós-coito

Algumas mulheres têm quadros repetidos de cistite claramente relacionados à atividade sexual. São cistites que surgem sempre 24 a 48 horas após o coito. Nestes casos, a profilaxia com antibiótico pode ser feita pontualmente, somente após o ato sexual. Em vez de tomar antibióticos diariamente, como descrito na dica nº20, a mulher é orientada a tomar um único comprimido de antibiótico apropriado toda vez que tiver relação sexual.

Leia o texto original no site MD.Saúde: MD.Saúde Mdsaude


Eliminar Açúcar da Dieta pode matar células cancerígena


A melhor estratégia essencial para acabar com o câncer, é matando as células do câncer em privá-las de sua fonte de alimento principal, o que em grande parte é o açúcar.

Ao contrário de todas as outras células do corpo, que ‘queimam’ carboidratos ou gorduras para obtenção de combustível, as células cancerosas perdem a flexibilidade metabólica e só pode prosperar se houver presença de açúcar suficiente. 

O Dr. ‘Otto Warburg’ foi realmente justo como ganhador do ‘Prêmio Nobel’ mais de 75 anos atrás quando descobriu isso, mas praticamente nenhum oncologista realmente usa essas informações e nem conhece o trabalho deste renomado cientista. 

A primeira coisa que o portador de câncer deve pensar em fazer é procurar um Nutricionista para a prescrição dietoterápica, se quiser evitar ou tratar o câncer de verdade. 

Se os níveis de insulina estiver alterados dentro de uma classificação diferenciada da convencional, e  tivver resistência à leptina (85% das pessoas tem) o correto é cortar todas as formas de açúcar/ do tipo frutose e carboidratos de grãos da sua dieta, isso matará de fome as células cancerosas e poderá ficar livre do câncer em semanas. 


Referências: Credit-Suisse October 22, 2013 , PLOS Medicine February 2, 2008, PLOS Medicine February 2, 2008, New York Times February 8, 2008, CNN Health March 11, 2014, Bloomberg September 9, 2013, Bloomberg September 9, 2013, EWG Farm Subsidies, AlterNet January 10, 2014, AlterNet January 10, 2014, MedicineNet January 28, 2014 , CDC Preventing Chronic Disease 2014 , JAMA Intern Med. February 3, 2014, New York Times March 1, 2011

Texto original em Nutrição Brasil

Propriedades Medicinal da Graviola - Combate ao Câncer


A graviola (Annona muricata) é uma planta medicinal que pertence à família das Annonaceae.

Indicações: abcesso, artrite, asma, câncer, catarro, cólica intestinal, convulsões, diabetes, diarreia, disenteria, depressão, dores, edema, escorbuto, espasmos, febre, gripe, hipertensão arterial, nervosismo, neuralgia, parasitas, piolhos, reumatismo, tosse, vermes.

Propriedades medicinais:

Adstringente, antibacteriano, anticancerígeno, antiespasmódico, anti-inflamatório, antiparasitário, antitumoral, sedativo, tônico digestivo, vasodilatador.

Benefícios da graviola


A planta possui propriedades medicinais, incluindo suas folhas, frutos, sementes, cascas e raízes.

O chá da folha de graviola é utilizado no combate de problemas hepáticos e o óleo das folhas e da fruta verde, misturado com azeite de oliva, é utilizado para aliviar dores de reumatismo e artrite.
É usado também para aliviar a inflamação das membranas mucosas (excesso de catarro) e as sementes para combater parasitas.

O suco da fruta, além de eliminar parasitas, é usado para aliviar febre e diarreia.

A planta é utilizada para reduzir a hipertensão arterial e acalmar o coração.

Vários medicamentos preparados a partir da graviola são utilizados na medicina popular para combater células cancerígenas, bactérias, parasitas e vírus, além de retardar o crescimento de tumores, aliviar a depressão, reduzir espasmos, pressão arterial e febre, estimular a digestão e dilatar vasos sanguíneos.

A graviola atualmente é uma planta muito popular na culinária. Várias receitas utilizam como ingrediente principal a planta, que possui frutos muito aromáticos, com carne branca e suculenta.

Os frutos maduros são altamente perecíveis, frágeis e facilmente danificáveis. Muito presente em sorvetes e iogurtes, o néctar de graviola melhora a qualidade total do produto, agregando valores substâncias de fósforo, zinco, cálcio e bons níveis de proteína a dieta. O fruto também é rico em carboidratos, especialmente frutose. Contém vitamina B1, B2 e C.

Contraindicações e efeitos colaterais da graviola


A graviola não deve ser utilizada durante a gravidez. Pessoas com pressão baixas devem apenas consumir a graviola com devida supervisão médica, vez que a planta possui atividade vasodilatadora, hipotensora e cardiodepressora. 


O uso prolongado da graviola pode fortalecer bactérias no trato-digestivo, vez que a planta possui atividade antimicrobiana. A suplementação com alimentos probióticos é aconselhável neste caso. O consumo em excesso pode causar náuseas, sonolência e vômitos em algumas pessoas.

Graviola no Combate ao Câncer


A Graviola nas últimas décadas vem sendo uma planta medicinal alvo de inúmeras pesquisas que tentam comprovar sua capacidade medicinal de combater inúmeros tipos de câncer. 

Algumas pesquisas, ainda que “in vitro”, indicaram que vários dos ingredientes ativos da Graviola, conhecidos como acetogeninas, podem atacar e matar células malignas de vários tipos diferentes de câncer, incluindo mama, ovário, cólon, próstata, fígado, pulmão, pâncreas e linfomas.

A Acetogenina é um componente químico extraído da árvore de Graviola que tem se mostrado muito eficaz na redução das atividades de enzimas em células cancerosas, ao mesmo tempo em que se mantém passiva nas células saudáveis.

O National Cancer Institute, principal agência dos Estados Unidos dedicada à pesquisa sobre o câncer, suporta a pesquisa realizada pela Universidade de Purdue, que confirmou que os extratos de folhas de Graviola mataram células cancerosas “entre seis linhas de células humanas”, sendo especialmente eficazes contra os cânceres de próstata e pâncreas. Outro estudo mostrou seu efeito contra o câncer de pulmão.

Um estudo mais recente da Universidade Católica da Coréia do Sul mostrou que os ingredientes ativos possuem “citoxicidade seletiva”, sem que houvesse atividade negativa sobre as células saudáveis. Outro estudo da Universidade de Purdue, realizado em 1997, sugeriu que a Graviola foi responsável por atacar várias células cancerosas que sobreviveram ao tratamento clássico de quimioterapia, através do desenvolvimento de resistência aos produtos químicos.

O pesquisador de Purdue, Dr. Jerry McLaughlin, diz que muitas células cancerosas, ao longo do tempo, desenvolvem a glicoproteína-P, que funciona como uma bomba de efluxo ATP-dependente, ou seja, promove ativamente à saída da substância (no caso, o agente quimioterápico antineoplásico) do interior da célula, ou seja, expulsa o agente de quimioterapia antes que ele possa trabalhar. No entanto, é sugerido que talvez a Graviola possa ignorar essa glicoproteína-P e matar as células cancerígenas. No geral, além de dedicar aos efeitos da Graviola no combate ao câncer, os pesquisadores de Purdue encontraram atividade contra vermes, alguns vírus, fungos e muitas linhagens de células cancerosas.

Apesar de não haver comprovação científica e reconhecimento da comunidade médica internacional, as pesquisas com a planta Graviola podem representar uma esperança futura na cura do câncer, sobretudo a partir do isolamento de ingredientes ativos presentes na planta. Atualmente, existem vários efeitos colaterais conhecidos da quimioterapia, aplicados em tumores como o câncer de mesotelioma, tais como perda de cabelo e náuseas. Outros tipos de câncer, como o mesotelioma maligno e mesotelioma peritoneal são muito agressivos, causados devido à exposição causada ao amianto, material bastante utilizado na construção civil.

A Graviola, ao atacar e matar apenas células saudáveis, futuramente pode ser uma opção eficaz e segura no tratamento complementar de vários tipos de câncer e tumores, sem que cause efeitos colaterais pesados tais como outros medicamentos tradicionais. Existem mais de duas mil variedades de plantas pertencentes a família Annonaceae, o que pode representar uma esperança para a realização de pesquisas mais aprofundadas que podem proporcionar a cura do câncer.

Preparando o Chá


Coloque um litro de água para ferver com cinco folhas tenras da graviola. Depois de levantar fervura deixe-as cozer por cinco minutos. Apague o fogo, deixe esfriar e tome em pequenas porções, três vezes ao dia.

Leia o texto integral em :Plantas medicinais e fitoterapiaPlantas medicinais e fitoterapia

Alimentos e Dieta que diminui os níveis de Triglicerídeos



Níveis elevados de triglicerídeos podem acompanhar níveis altos de colesterol LDL. 
Níveis extremamente altos de triglicerídeos podem aumentar o risco de doenças cardíacas e convulsões. 

Muitas das mudanças de dieta e de estilo de vida implementadas podem não ser suficientes para diminuir os triglicerídeos – porém, você notará mudanças drásticas após algumas semanas quando combinar esses fatores. Em casos extremos, você também pode pedir medicações para agilizar o processo. 

Algumas dicas para que você baixe seus triglicerídeos.

Mudanças de Dieta

Corte doces de sua dieta. 

Açúcares refinados causarão um aumento grave nos triglicerídeos, portanto um dos jeitos mais rápidos de diminuir o problema é cortar a ingestão de açúcar. 
Limite seus açúcares adicionais para que eles componham menos do que 5-10% de suas calorias. 
Para mulheres, isso significa que os açúcares podem representar 100 calorias diárias. Para homens, isso significa que os açúcares podem representar 150 calorias diárias. 
Evite coisas como sobremesas doces e néctares. 

Reduza seus carboidratos refinados.

Arroz branco e alimentos assados feitos com farinha branca ou semolina podem elevar os triglicerídeos em alguns indivíduos; portanto, converse com seu médico para determinar se isto é um problema. Se o médico suspeitar que sim, reduzir os carboidratos refinados diminuirá rapidamente seus triglicerídeos. 
Em vez de comer carboidratos refinados, prefira pães integrais, macarrão integral e outros produtos feitos de grãos integrais. 
Evite dietas que eliminem muitos carboidratos de suas opções diárias – tais dietas normalmente contribuem para doenças cardíacas. A alta taxa de triglicerídeos por si só já causa um risco grande para seu coração. 

Elimine o álcool. 

O álcool pode aumentar dramaticamente os triglicerídeos, especialmente para aqueles que são sensíveis a ele. Independente de você ser sensível ou não, é altamente recomendável a eliminação do álcool da dieta durante o processo de diminuição de triglicerídeos. 
Cortar o consumo de bebidas alcoólicas ingeridas regularmente reduzirá seus triglicerídeos de maneira significativa. 
Você poderá reintroduzir gradativamente o álcool à sua dieta assim que os triglicerídeos atingirem um nível aceitável. Evite beber muito ou com grande regularidade, visto que isso poderia fazer o problema voltar. 

 Coma mais Ômega-3.

 Os ácidos graxos Ômega-3 são considerados gorduras “boas”. O consumo regular desse ácido graxo pode ajudar seu corpo a desenvolver níveis menores de triglicerídeos. 
Coma duas porções de peixes gordurosos por semana. Haverá uma mudança imediata nos seus níveis de triglicerídeos se isso for feito consistentemente. 
Peixes gordurosos ricos em Ômega-3 incluem: Salmão, Sardinha, Atum, Truta e Cavala. 
Outras fontes de Ômega-3 são: Semente de Linhaça; Óleo de Linhaça; Soja; Legumes; Nozes; Vegetais folhosos e escuros. Misture essas fontes adicionais em sua dieta regularmente. 

Consuma alimentos plantados. 

Plantas contêm proteínas, e substituir carnes vermelhas por essas novas fontes pode diminuir diretamente seu colesterol dentro de semanas. Baixar o colesterol também significa diminuir os triglicerídeos. 
Feijões secos, ervilhas e produtos de soja são ricos em proteínas. 
De um jeito semelhante, você pode consumir frango para substituir a carne vermelha. 

Coma muita fibra. 

A fibra ajuda a regular a absorção dos alimentos e a passagem deles. Alimentos ricos em fibras podem diminuir seus triglicerídeos e seu colesterol LDL. 
Aumente a quantidade de grãos integrais que você come. Você deve comer mais feijões, frutas e vegetais.

A fibra também faz você se sentir satisfeito, o que pode evitar exageros. 
Beba mais água quando aumentar o consumo de fibras. De outro modo, você poderia sentir problemas intestinais moderados ou severos.

Monitore sua ingestão de gordura

Gorduras saturadas e gorduras trans podem ser especialmente danosas. Cortá-las de sua dieta pode afetar seus triglicerídeos de maneira positiva. 
Alimentos empacotados e fast-foods são os grandes responsáveis pelas gorduras “ruins”. Produtos animais e qualquer coisa feita com óleo vegetal hidrogenado pode ser um problema – assim como margarina, manteiga, banha e gordura vegetal. 
Opte por gorduras mono- e poliinsaturadas. Seu corpo precisa ingerir gordura, mas essas fontes são consideradas mais saudáveis e não prejudicarão seus triglicerídeos. Elas são encontradas no azeite de oliva, no azeite de canela, no farelo de arroz, no azeite de nozes e no azeite de linhaça. 

Limite a frutose. 

Limitar os níveis de frutose para menos de 50 ou 100 gramas diárias pode ajudar a diminuir rapidamente seus níveis de triglicerídeos. A frutose é um açúcar natural que pode aumentar drasticamente os triglicerídeos quando consumida em excesso. 
Frutas com baixos níveis de frutose são: damascos, frutas cítricas, cantalupo, morangos, abacates e tomates.

Frutas com altos níveis de frutose são: mangas, bananas, uvas, peras, maçãs, melancias, bananas-da-terra e amoras.

Mudanças de Atividades e de Estilo de Vida

 Regule sua ingestão de calorias. 

Preste atenção em quantas calorias você consome por dia e consuma-as em porções menores. 
Isto é especialmente útil se você é obeso ou está acima do peso. O peso excessivo pode ser a fonte dos níveis elevados de triglicerídeos. 
Note que reduzir o número de calorias não resolve inteiramente o problema. Por outro lado, será difícil baixar seus triglicerídeos rapidamente caso mude a dieta sem monitorar a ingestão de calorias. 
A maioria das mulheres deve consumir cerca de 1.200 calorias diárias, enquanto que homens devem almejar 1.800. Seu médico pode criar uma dieta especial caso você precise perder peso gravemente. Ainda assim, você não deve entrar em tal tipo de dieta sem aprovação médica. 
Coma porções menores. Para os mesmos fins, consumir refeições pequenas e frequentes é melhor do que ingerir duas ou três refeições grandes. 
Evite comer tarde da noite, logo antes de dormir. 

Exercite-se. 

O exercício em moderação é uma parte essencial para a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos. 
Resista à tentação de estabelecer um regime rigoroso de exercícios. Você pode pensar que começar direto com um programa desafiador de exercícios baixará seus triglicerídeos mais rapidamente, mas isso é uma péssima decisão em longo prazo. Começar com algo muito difícil aumenta a probabilidade de você desistir logo no início. Comece introduzindo 10 minutos de exercícios em sua rotina diária. Adicione um ou dois minutos semanalmente até poder alcançar 30 ou 40 minutos confortavelmente. 
Adicione variedade à sua rotina. Caminhe um dia, pedale em outro e siga um DVD de exercícios de vez em quando. Seja criativo. Introduza variedade em seu programa de exercícios para evitar o tédio. Pode ser útil encontrar uma forma de exercício que você possa considerar divertida. 

Pare de fumar. 

Será difícil reduzir os níveis de triglicerídeos se você for fumante e não quiser largar o hábito. 
Os níveis de triglicerídeos não são imediatamente afetados pelo fumo, mas o cigarro contribui para o aumento gradativo e contínuo do problema. 
O cigarro não é a única razão para seus triglicerídeos altos, mas ele é um fator. Você precisará largá-lo antes de fazer qualquer progresso real. Quanto mais cedo você desistir de fumar, mais rápido os níveis começarão a cair. 
Ao desistir de fumar, você também causará um impacto positivo nas condições cardíacas relacionadas aos níveis altos de triglicerídeos. 

Medicações mais Comuns - Precisa ser prescrito pelo Médico que está acompanhando o tratamento

Fibrato

Fibratos comuns são o genfibrozila e o fenofibrato. 
Fibratos são ácidos carboxílicos – um tipo de ácido orgânico feito de carbono e oxigênio. Eles também são anfipáticos, pois são atraídos por gorduras e água. 
Essas drogas aumentam os níveis de HDL enquanto baixam os triglicerídeos. Elas fazem isso ao reduzir a produção de partículas no fígado que carregam triglicerídeos. 

 Ácido nicotínico.

O ácido nicotínico mais comum é a niacina. 
O ácido nicotínico é outro ácido carboxílico. 
Como fibratos, o ácido nicotínico reduz a habilidade do fígado de produzir partículas carregadoras de triglicerídeos – também chamadas de VLDL; Lipoproteínas de Densidade Muito Baixa. 
Ácidos nicotínicos aumentam o colesterol HDL mais do que quaisquer outras medicações do mesmo tipo. 

Ômega-3

Consumir mais ácidos graxos ômega-3 pode fazer a diferença nos níveis de triglicerídeos, mas as altas doses concentradas nos suplementos podem combater o problema ainda mais rapidamente. 
Tome altas doses de Ômega-3 apenas sob orientação médica. 
Os medicamentos que contêm Omega-3 normalmente surgem em pílulas de óleo de peixe. 

Estatinas. 

A estatina mais comumente usada é a atorvastatina. Fluvastatina, lovastatina, pitavastatina, prevastatina, rosuvastatina e sinvastatina também se incluem nesse grupo. 
Esses medicamentos reduzem o colesterol bloqueando uma enzima conhecida como HMG-CoA redutase. Essa enzima é a principal responsável pela produção de colesterol. 
O propósito principal da estatina é reduzir o colesterol LDL. Ela também pode reduzir os triglicerídeos, mas a droga tende a ser menos eficiente que muitos outros tipos de medicamentos prescritos para tal função. 

Esteja atento aos riscos. 

Mesmo que possam acelerar dramaticamente o processo de diminuição dos níveis de triglicerídeos, muitos medicamentos desse gênero geram sérios efeitos colaterais. Como resultado, médicos normalmente receitam tais medicações como último recurso ou em urgências. 
  • Fibratos podem causar problemas digestivos e irritação no fígado, além de cálculos biliares. O uso deles se torna perigoso quando em conjunto com anticoagulantes e podem causar danos musculares quando combinados com estatinas. 
  • Ácidos nicotínicos não geram tantas preocupações, mas efeitos colaterais graves e possíveis incluem dificuldade respiratória, dor estomacal severa, icterícias e fraqueza. 
  • O Ômega-3 em excesso pode afinar muito o sangue e diminuir a pressão arterial. Ele também pode ocasionar níveis elevados de açúcar no sangue e prejudicar funções do fígado. Desordens mentais também podem ser acionadas. 
  • Os efeitos colaterais da estatina são raros e graves. O dano muscular é o principal efeito colateral, especialmente quando o medicamento é usado em conjunto com um fibrato. A medicação também pode causar problemas no fígado e aumentar o risco de diabetes 


Fonte: Wikihow

Abacate - Rico e Vitaminas e Nutrientes



Abacates são ricos em vitaminas e nutrientes importantes para o organismo. 

Motivos para comer abacates.

1. Bom para os olhos

Apenas um abacate contém 81 microgramas de luteína, que é um nutriente que beneficia os olhos. A luteína pode ajudar a prevenir problemas oculares, como catarata e degeneração macular. A luteína também pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. 

2. Reduz o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral

Abacates contêm ácido fólico, o que não só é muito importante para a gravidez saudável, mas também pode desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Uma xícara de abacate tem um percentual bastante elevado (cerca de 23%) de ácido fólico, que ajuda na saúde em geral.

3. Bom para o seu cabelo

 Eles são ricos em vitaminas do complexo B, cobre, beta-caroteno, vitamina C, vitamina E e gorduras saudáveis, que são tudo de bom para dar a seu cabelo brilho extra, força e brilho saudável.

4. Regula a pressão arterial

Abacates são ricos em potássio, que é útil na regulação da pressão arterial. Isso pode ajudar na prevenção da hipertensão e doenças cardíacas. 

5. Melhora a absorção de nutrientes essenciais

Outro grande motivo para adicionar abacates ao seu plano de comer é porque melhora a absorção de certos nutrientes essenciais. Por exemplo, os carotenóides de outros vegetais e frutas são absorvidos muito melhor e de forma mais eficiente quando você consumi-los com abacates. Um estudo mostra que o consumo de abacate pode aumentar a absorção de nutrientes por cinco vezes.

6. Cura feridas

A vitamina E, que contêm os abacates é benéfica para a cicatrização das feridas e reduz qualquer cicatriz que pode ocorrer. A vitamina E também ajuda a prevenir a obstrução das artérias. A vitamina E também ajuda a revitalizar a sua pele, tornando-a macia e suave.

7. Reduz os níveis de colesterol

Abacates são uma excelente fonte de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada saudável, que ajuda a reduzir níveis de colesterol, bem como ajuda a aumentar a sensação de saciedade.Comer abacate de vez em quando certamente vai ajudá-lo a controlar seus níveis de colesterol e ter uma melhor saúde.

8.Sabor agradável 

Não tenha medo de desfrutar de abacates de vez em quando. Você já deve ter ouvido falar que eles estão cheios de gordura, mas eles também contêm gorduras boas que você precisa.
Contanto que você não exagere, você vai fazer o bem para seu corpo comendo abacates. 


Fonte: Amerikanki

Alimentos Essenciais para ter Pele Bonita e Saudável



Pimentões

Pimentões vermelhos é um vegetal saboroso que pode ser apreciado tanto cozidos ou crus.Um pimentão vermelho contém mais de 100% de suas necessidades diárias de vitamina C. Ele também contém quantidades significativas de fibra dietética e de vitamina B6. Além disso, é rico em carotenóides que podem ajudar a prevenir rugas e aumentar a circulação sanguínea para a pele, ajudando-a a olhar mais jovem. Devido às suas carotenóides, pimentões vermelhos também são ótimos para combater a acne.

Um pimentão vermelho é um lanche perfeito, contém cerca de 30 calorias e tem uma mordida crocante realmente gratificante. Mantenha fatias de pimentão vermelho na geladeira, assim você sempre terá algo saudável e saboroso para alcançar. A fibra que um pimentão contém vai ajudar você a se sentir mais completo, com muito poucas calorias. Além disso, você terá uma pele impecável!

Chocolate Amargo

Chocolate amargo é rico em antioxidantes, ácidos graxos e flavonoides que promovem a pele brilhante. Os antioxidantes no chocolate amargo vai ajudar a reduzir a aspereza em sua pele e protegê-lo contra os danos do sol. Além disso, o cacau relaxa as artérias, aumentando a circulação sanguínea que leva a pele mais saudável.

O cacau em pó tem menos gordura. Certifique-se de escolher pelo menos 80% de teor de cacau, a fim de evitar o leite e açúcares adicionados encontrados em uma barra de chocolate tradicional.

Salmão

Salmão é um excelente alimento para combater estresse , ansiedade e depressão. Salmão também fornece a maior parte das suas necessidades diárias de vitamina D. E, como você já deve saber, a vitamina D é responsável por manter o seu coração, ossos, cólon e cérebro saudável. Também ajuda a prevenir o câncer de cólon, ansiedade , depressão, doenças cardíacas e doenças ósseas.

Salmão também é rico em ômega-3 os ácidos gordos que são excelentes para combater a inflamação, rugas e acne. Seu alto teor de ômega-3 também ajuda a hidratar a pele de dentro para fora. Além disso, comer salmão mantém o couro cabeludo hidratado e promove o cabelo forte e saudável.

Óleo de Coco

O óleo de coco é uma das fontes mais ricas em gordura saturada com cerca de 90 por cento das calorias como gordura saturada. Ele contém ácido láurico, um poderoso agente anti-bacteriano e anti-viral, que afasta os vírus, infecções, inflamação e acne. O óleo de coco também é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E, que são perfeitos para manter sua pele úmida, macia e sem rugas.
O óleo de coco pode ser usado como creme para o corpo.
Consumir 1 colher de sopa. de óleo de coco cru todos os dias. O óleo de coco é especialmente bom para a sua tireóide. Além disso, há evidências consideráveis ​​de que este óleo pode ajudar a perder peso. 

Chá Verde

O chá verde é uma grande fonte de antioxidantes e um único aminoácido, L-teanina que ajuda a relaxar o corpo e menor stress.

O chá quente libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-câncer comprovadas e anti-inflamatórios. O chá verde também pode reduzir o risco de desenvolver pressão arterial elevada. Beber 3 ou mais xícaras de chá todos os dias para obter melhores resultados.

Espinafre

O espinafre é um alimento saudável e rico em nutrientes certamente você deve incluir na sua dieta diária. Você pode odiar espinafre , mas é uma maravilhosa fonte de ferro, ácido fólico, clorofila, vitamina E, magnésio, vitamina A, fibras, proteínas vegetais e vitamina C. Devido às suas capacidades antioxidantes, vitaminas C, E e A são muito bom  para a sua pele.

Espinafre contém antioxidantes que lutam contra todos os tipos de problemas de pele. Adicione à sua dieta todos os dias e ver o que acontece. Ao comer espinafre, você está apenas limpar a sua pele de dentro para fora!


Sementes

Sementes de chia, sementes de cânhamo, sementes de girassol, sementes de abóbora e sementes de linhaça são muito bom para sua pele. As sementes de abóbora e sementes de girassol são ricos em selênio, vitamina E, magnésio e proteína. Selênio e proteína mantem todas as rugas longe, a vitamina E aumenta a umidade em sua pele e magnésio reduz os níveis de estresse. Os ácidos graxos ômega 3 da linhaça, chia e sementes de cânhamo são perfeitos para combater rugas e acne. Além disso, essas sementes são ricas em proteínas.

Basta borrifar sementes bem em cima da sua salada ou aveia, iorgutes e apreciar o bom gosto, assim como a pele perfeita.

Aipo

Outro alimento para comer diariamente para a pele perfeita é o aipo . Muitos de nós subestimamos este vegetal, mas o aipo contém vitamina K, que mantém a circulação sanguínea saudável e ajuda a reduzir a pressão arterial elevada . Isso pode reduzir seu nível de estresse, e como você sabe o estresse pode causar a pele ruim, enxaquecas e até mesmo câncer.

Aipo também contém sódio, potássio e água, e pode ajudar a prevenir a desidratação. A pele desidratada significa ressecamento, descamação, rugas. Certifique-se de consumir aipo todos os dias ou, pelo menos, a cada dois dias.Se você está contando calorias, não se preocupe, o aipo é muito baixa em calorias!

Mamão

O mamão é uma fruta maravilhosa que tem uma história rica e inúmeros benefícios nutricionais.É muito baixa em calorias (apenas 39 calorias por 100 g!) E também não contém colesterol.Então, se você está tentando perder peso, considerar comer mamão todos os dias para maximizar seus benefícios à saúde.

Um grande alimento para a beleza, mamão tem baixo teor de frutose e é excelente para a digestão! Os nutrientes antioxidantes encontrados inclui vitaminas C e E e beta-caroteno, são ótimos para reduzir a inflamação e acne. Além disso, a vitamina C também pode proteger a pele contra os danos do sol.

Cenoura

As cenouras são boas não só para os seus olhos, mas também para a sua pele. As cenouras são ricas em vitamina A e eles ajudam a evitar o excesso de produção de células na camada exterior da pele, o excesso de sebo combina com as células mortas e obstrui os poros.

Outro grande motivo para fazer um lanche com algumas cenouras é porque a vitamina A reduz o desenvolvimento de células de cancro da pele. Então certifique-se comer uma meia xícara de cenouras de bebê todos os dias para uma pele perfeita.

Você não tem que comer todos esses alimentos todos os dias, mas comer alguns deles seria ótimo!  

Evitar Fast-food, açúcar, gorduras trans e carboidratos refinados, refrigerantes para ter  pele bonita e saudável.

Fonte :Amerikanki

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais