SAM-e mais eficaz que Anti-inflamatórios para aliviar dores articulares

A S-adenosil-metionina (SAM-e) é um composto presente naturalmente no organismo, onde favorece o processo de metilação pelo qual grupos metila (um átomo de carbono e três de hidrogênio) são transferidos de uma molécula para outra. A metilação é indispensável a vários processos enzimáticos.

A SAM-e intervém de forma crítica na síntese do tecido conjuntivo, acalma as dores articulares, favorece a mobilidade e protege as cartilagens contra a degradação. 

Em 2002, uma agência governamental americana, a Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), concluiu que a SAM-e é 80% mais eficaz que um placebo para acalmar as dores associadas à artrose, e que é mais eficaz do que os anti-inflamatórios não esteróides (AINES) para a tratar. Os AINES são associados a efeitos secundários graves, ao passo que a SAM-e tem efeitos benéficos que se estendem a todo o organismo. 

A SAM-e sustém a síntese hepática do glutatião, um antioxidante essencial. Estimula a desintoxicação do fígado, bem como a sua regeneração. Foi utilizada no tratamento de cirroses e para facilitar a desabituação de álcool e de outras drogas. 

A SAM-e permite tratar as depressões de forma natural e sem efeitos secundários, melhor e mais rapidamente que com antidepressivos. A SAM-e aumenta simultaneamente o nível de vários neurotransmissores, insuficientes nos doentes tratados para depressão.
A metilação favorecida pela SAM-e é um elemento-chave do processo de produção de energia e permite, nomeadamente, a reciclagem da adenosina trifosfato (ATP). 

A SAM-e intervém positivamente nos mecanismos de envelhecimento, protegendo o ácido desoxirribonucleico (DNA) da desmetilação. 

A SAM-e poderia assim prevenir o envelhecimento cerebral: num estudo animal recente, a SAM-e aumentou em 50% o nível do glutatião no cérebro e aumentou em 98% o nível dos seus metabolitos enzimáticos. Reduz em 46% um marcador da atividade radicular e, em cultura, reduz em 55% a peroxidação dos lípidos. 

A SAM-e é um nutriente enérgico e pluripotente, que pode mudar a vida dos seus utilizadores, mas apenas quando é tomada em quantidade adequada e na forma apropriada. 

 É preciso saber que: 
  • A SAM-e é uma molécula quiral que existe em duas formas: um isômero ativo (S, S), e um isômero inativo (R, S). Todas as SAM-e contêm estes dois isômeros, em percentagens diferentes. 
  • A SAM-e é uma molécula altamente reativa e, por conseguinte, muito frágil, que se degrada muito rapidamente sob o efeito do calor, da umidade ou dos ácidos gástricos. De fato, uma SAM-e mal acondicionada degrada-se em poucas horas, o que resulta numa ausência total de atividade biológica. Para preservar a SAM-e do calor e da umidade, é indispensável acondicionar cada comprimido em blister duplo de alumínio. Para a preservar dos ácidos gástricos, tem de ser revestida por uma película gastro-resistente: os estudos farmacocinéticos mostram que tal resulta em dois níveis séricos máximos. Tal acondicionamento tem um custo elevado, mas é absolutamente indispensável. 
A SAM-e é obtida de forma natural, por fermentação microbiológica e sem recorrer a qualquer solvente. É especialmente acondicionada para garantir uma estabilidade e uma atividade biológica ideais.

Modo de Uso:

Tomar de 400 a 800 mg por dia com o estômago vazio, consoante as suas necessidades  seguindo as indicações do seu médico ou terapeuta . 

A título preventivo, tomar de 200 a 400 mg por dia. 

A associação de SAM-e e antidepressivos é desaconcelhada, bem como em indivíduos com doença de Parkinson ou de problemas bipolares. Em todos os casos, deve aconselhar-se com um médico.


Fonte : Super-Nutrition

Sinais de Problema no Fígado - Exames Importantes















A dosagem da AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado. Estas enzimas fazem parte do hepatograma, um conjunto de análises voltadas para identificar alterações na função do fígado e das vias biliares.

As transaminases ou aminotransferases são enzimas presentes dentro das células do nosso organismo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica).

Estas enzimas estão presentes em várias células do nosso corpo e apresentam-se em grande quantidade no hepatócitos (células do fígado). O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização de todas as substâncias presentes no sangue.

Toda vez que uma célula que contenha TGP ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.

As principais doenças que causam elevação das transaminases são:

- Hepatites virais
- Cirrose 
- Esteato-hepatite
- Abuso de bebidas alcoólicas 
- Lesão do fígado por drogas e medicamentos (hepatite medicamentosa).
- Insuficiência cardíaca 
- Isquemia do fígado (hepatite isquêmica).
- Câncer do fígado.
- Doenças musculares.

Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L.

Valores até 3x maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado

TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente doença do fígado. Apenas pelas transaminases elevadas não é possível saber a causa da lesão do fígado, sendo necessária uma maior investigação.

TGO e TGP maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.

A LDH é uma enzima presente em vários tecidos do corpo. Nos casos de lesão hepática, seus valores também aumentam. Ela, porém, é muito menos específica para o fígado do que a TGO e TGP. Mas é sempre mais um dado a ser levado em conta.

Enquanto as transaminases são usadas para se avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.

As bilirrubinas são restos da destruição das hemácias velhas e defeituosas pelo baço. 
A bilirrubina produzida no baço é transportada pelo sangue até o fígado, onde é processada e eliminada na bile. A bile é jogada no intestino, participa da digestão, e posteriormente é eliminada nas fezes.

A bilirrubina do baço é chamada de bilirrubina indireta, enquanto que a transformada no fígado é a bilirrubina direta.
Se, por exemplo, temos alguma doença que aumente a destruição das hemácias (hemólise), teremos um aumento da bilirrubina indireta no sangue. Do mesmo modo, se o nosso fígado encontra-se doente e não funciona bem, a transformação de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.

A bilirrubina total é a soma da direta com a indireta. Toda vez que seu valor sanguíneo for maior que 2 mg/dL, o paciente costuma apresentar-se com icterícia, a manifestação clínica da deposição de bilirrubina na pele

Uma vez estabelecido o diagnóstico de lesão no fígado, é possível ter uma ideia do grau de falência hepática. As duas principais dosagens para esse fim são a albumina e o TAP (TP).

A albumina é um proteína produzida no fígado e a queda nos seus valores sanguíneos podem indicar má função hepática.

Do mesmo modo, o fígado também participa na produção de vitamina K que está envolvida no processo de coagulação do sangue. Pessoas com falência hepática apresentam maior dificuldade em coagular o sangue, o que pode ser aferido pela dosagem do TAP (TP) ou pelo INR.


Fonte : Leia o texto original no site MD.Saúde: Mdsaude 

Composto Multiômegas - Ômega 3 - 6 e 9


O multiômegas é um alimento rico em ômegas 3,6 e 9, e vendido como uma farinha, resultado da mistura de três ingredientes.


Os ômegas 3, 6 e 9 são gorduras essenciais para o bom funcionamento de vários órgãos. Essas gorduras não são produzidas pelo nosso organismo, portanto devem estar presentes na alimentação.

Auxiliam na queda de níveis de triglicerídeos e LDL (colesterol ruim). 

Favorecem o aumento do HDL (colesterol bom). Têm grande importância também no tratamento de alergias e processos inflamatórios.

Os ingredientes do Multiômegas têm um grande valor nutricional, promovendo diversos benefícios:

• CHIA: Rica em ômegas 3 e 6, fibras solúveis e insolúveis, sendo uma proteína de alta qualidade. Fonte de Cálcio, Magnésio, Potássio e antioxidantes.

• COCO: Com sua polpa rica em fibras, suas propriedades nutricionais também incluem ômega 9, Potássio, Fósforo e Ácido láurico que possui ação termogênica.

• CÁRTAMO: É uma planta com teor de óleos em suas sementes. Antioxidante natural, possui propriedades que aceleram o metabolismo, tem alta concentração de ácido linoleico, ômega 9, gordura monoinsaturada saudável.

Benefícios do Multiômegas

-Prevenção de doenças cardiovasculares

-Auxilia no combate a depressão

-Reduz lesões por esforços

-Previne arritmias cardíacas

-Reduz pressão arterial em casos de hipertensão

-Promove sensação de saciedade, ajudando na redução de apetite, favorecendo e emagrecimento

Maneira de consumir


O Multiômegas pode ser consumido em porções de 2 colheres de sopa misturado em bebidas ou em alimentos.

A quantidade e o modo de uso depende de caso a caso, devendo ser orientado de forma individualizada por um profissional da área de saúde.

Algumas opções de uso

-2 colheres de sopa com a 1 fruta picada

-1 colher de sopa batido com um copo de suco de frutas natural ou polpa

-1 colher de sopa com 1 copo de iogurte natural desnatado

A indicação de uso vai depender da necessidade de cada um. Pode ser ingerido antes do treino, já que essa mistura auxilia na mobilização da queima de gordura. Ou também pode ser consumido no lanche da tarde, promovendo saciedade, fazendo com que se tenha menos apetite no jantar.

Não existe nenhuma contraindicação significativa com o uso Multiômegas, porém é sempre importante utilizar qualquer tipo de suplementação com orientação de um profissional da área.

Fonte : Globo

Tratamento para Corrimento e Coceira Vaginal - Candidíase


A Candidíase vaginal, também chamada de vulvovaginite por cândida, é uma micose provocada pelo fungo da espécie cândida, habitualmente, a Candida albicans. Outras formas de cândida, como a Candida glabrata, também podem provocar vulvovaginite, mas são bem menos comuns.

A candidíase vaginal é uma forma de vaginite extremamente comum, perdendo em incidência apenas para a vaginose bacteriana, provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Gardnerella.

O tratamento da candidíase só esta indicado nas mulheres que apresentam queixas de vaginite, como prurido ou ardência vaginal, corrimento brancacento ou dor na região vaginal na hora de urinar ou durante o ato sexual. Mulheres assintomáticas não precisam tomar remédios para candidíase. O mesmo vale para os parceiros assintomáticos.

Tratamento

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal.

Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior. Alguns dos esquemas mais indicados são:

Clotrimazol para candidíase

- Clotrimazol creme 1% – 1 aplicação (5 g) à noite por 6 a 7 dias.

- Clotrimazol creme 2% – 1 aplicação (5 g) à noite por 3 dias.

- Clotrimazol comprimido vaginal 500 mg – 1 comprimido intravaginal à noite em dose única.

- Clotrimazol comprimido vaginal 100 mg – 1 comprimido intravaginal à noite por 6 dias.

Miconazol para candidíase

- Miconazol creme 2% – 1 aplicação (5 g) à noite por 7 a 14 dias.

- Miconazol óvulo 200 mg – 1 óvulo intravaginal à noite por 3 dias.

Nistatina para candidíase

- Nistatina creme 100.000 UI – 1 aplicação (4 g) à noite por 14 dias.

Terconazol para candidíase

- Terconazol creme 0,8% – 1 aplicação (5 g) à noite por 3 a 5 dias.

- Terconazol óvulo 80 mg – 1 óvulo intravaginal à noite por 3 dias.

Leia o texto original no site MD.Saúde: MD.Saúde

Farinhas do Momento : Seca Barriga


A Farinha Seca Barriga tem uma combinação sinergética e perfeita de uma complexa gama de farinhas funcionais, selecionadas em proporção ideal que realmente funciona para pessoas que desejam emagrecer, que desejam um produto inovador e que os deem uma sensação maior de saciedade, melhor trânsito intestinal e inúmeros benefícios a saúde. 

A Farinha Seca Barriga é composto por um mix de 15 tipos diferentes de fibras, sendo a principal delas a farinha de feijão branco, possui a chamada Faseolamina, que bloqueia a absorção de cerca de 15% dos carboidratos da refeição. 

A Farinha Seca Barriga age ativamente para a diminuição e controle do colesterol ruim, ativa a nossa circulação, contém inúmeras substâncias antioxidantes que combatem e evitam o envelhecimento precoce.

Benefícios da Farinha Seca Barriga 

• Ajuda a queimar as gordurinhas localizadas na barriga;

• Proporciona uma ótima sensação de saciedade, evitando que as pessoas comam fora de horário e em excesso;

• Fornece energia e disposição para o dia a dia;

• Fortalece o nosso sistema imunológico evitando doenças oportunistas;

• Age no controle e combate da TPM;

• Farinha Seca Barriga emagrece e ajuda a manter o peso desejado;

• Rico em fibras que regulam o trânsito intestinal, evitando a terrível prisão de ventre;

• Controla os níveis de colesterol ruim;

• Ativa a circulação;

• Contém gelatina que ajuda a evitar a flacidez e deixa nossa pele, cabelos e unhas mais fortes e bonitos;

• Contém diversas substâncias antioxidantes que ajudam a retardar e combater o envelhecimento.

Composição da Farinha Seca Barriga :
  1. Farinha de Feijão Branco: Ajuda a diminui a absorção em excesso de carboidratos que se tornam gordura; 
  2. Farinha de Banana Verde: Promove sensação de saciedade e funciona como um inibidor de apetite; 
  3. Farinha de Soja Preta: Rica em nutrientes, ameniza os distúrbios hormonais, menopausa e TPM e combate o colesterol; 
  4. Farinha de Maçã: Rica em fibras, promove saciedade e ajuda a diminuir doenças cardíacas e colesterol, 
  5. Farinha de Laranja: Fonte de fibras e é um ótimo inibidor de apetite, controla o trânsito intestinal e evita a prisão de ventre, além de ativar o metabolismo; 
  6. Farinha de Berinjela: Diminui o colesterol, rica em antioxidantes, contém vitaminas A, B e C, 
  7. Farinha de Limão: Tem propriedades desintoxicante, rica em vitaminas e nutrientes, 
  8. Farinha de Maracujá: Evita o excesso de absorção de gorduras pelo intestino e, consequentemente, auxilia no emagrecimento e na redução do mau colesterol, 
  9. Farinha de Mamão: Efeito levemente laxante, possui um alto conteúdo de betacarotenos e vitamina C, que ajuda a evitar as doenças coronárias. 
  10. Farinha de Cenoura: Ajuda no controle dos níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças do coração, 
  11. Farinha de Ameixa: Riquíssima em fibras, regula o intestino e inibe a vontade de comer doces; 
  12. Gelatina: Mantêm o corpo firme e longe das ruga; 
  13. Psyllium: Além de melhorar o transito intestina, psyllium proporciona sensação de saciedade e emagrece; 
  14. Agar-Agar: Auxilia na regulação do trânsito intestinal e ajuda, ainda, a reduzir as taxas de gordura.
Fonte :Verdenutri

EMAGRECENDO COM FOLHA MAGRA














Pholia Magra é uma planta nativa do Brasil, da família botânica Boraginácea e possui vários princípios ativos em maior concentração, que atuam como anti-obesidade. 

Ela atua no sistema nervoso central, causando:

  • Uma atividade supressora do apetite, 
  • Contribui para uma maior queima de gorduras localizadas principalmente no abdômen, 
  • atua também como estimulante do sistema imunológico. 
  • Pode ser usada para evitar o depósito de gorduras nas paredes das artérias coronarianas diminuindo os riscos de problemas cardíacos. 
  • Devido a seus constituintes (alantoína, cafeína, potássio, taninos e óleos essenciais) 
  • Atua também como diurético, 
  • Reduz os depósitos de celulite, pois estimula a circulação e possui ação energética devido a seu efeito termogênico.

Qualquer pessoa pode fazer uso do Pholia Magra, sendo que pessoas com mais de 30 anos usufruem de mais benefícios devido ao seu poder estimulante e tonificante para rejuvenescimento muscular e da pele, o qual se perde com a progressão da idade. Trata-se de um coadjuvante natural auxiliar no tratamento da obesidade, sem os efeitos indesejáveis que os outros produtos para emagrecimento causam. 

A Pholia Magra é conhecida nos Estados Unidos, para onde tem sido exportada como a erva ANTI-BARRIGA, natural, para competir com produtos sintéticos.

A Cordia salicifolia cham (nome científico) ou Cordia ecalyculata Vell (nome botânico) ou Porangaba ou laranja do mato (nomes popularesd) é uma planta brasileira, muito comum em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Acre e Goiás, conhecida comercialmente como folha magra ou pholia magra. O que foi possível ler até o momento de trabalhos ainda incipientes é que a quantidade de alantoína desta planta é muito alto e portanto sua capacidade antiinflamatória também. Neste aspecto, a capacidade de reduzir a inflamação do adipócito visando tratamento da obesidade (especialmente abdominal) com manutenção do peso perdido é fundamental. Outro aspecto é fato de ser inibidora do apetite por reduzir os receptores CB1 no centro hipotalâmico; como age no sistema nervoso central, não recomendo o uso por conta própria, e o risco de se associar com outros nutrientes ou fitoterápicos que possam agir no mesmo local é grande; se for na forma de infusão (chá) os efeitos são menores, portanto, usar com chá verde pode ser uma boa, mas sem estar em jejum para ir malhar. As dosagens para uso podem variar de 150mg a 500mg, 30 minutos antes das refeições. Li relatos do uso também como cicatrizantes gástrico, ou seja, pode ser avaliado pelo nutricionista, seu uso em casos de gastrite e úlcera.

Atenção: Há dois tipos de porangaba sendo comercializados no mercado porque existem duas plantas com o mesmo nome. A porangaba "verdadeira" é a cultivada no Sul do País. Já a "falsa", conhecida como chá de bugre ou congonha de bugre, cresce facilmente em qualquer região. Essa última tem outro nome científico: Casearia sylvestris ou Rudgea viburnoides (Cham.) Benth. (Rubiaceae). Os resultados fornecidos pelas duas plantas são parecidos, mas a Cordia salícifolia apresenta resultados mais interessantes. Procure um nutricionista funcional para fazer corretamente o tratamento.

Fonte: Attivos Magisttrais

Dieta para Diabéticos Tipo 2


Hoje é muito comum pessoas obesas ou que estão acima do peso diagnostiquem diabetes tipo 2, sabendo disso é extremamente importante para monitorar e gerenciar sua alimentação diária. Uma dieta apropriada pode mesmo conduzir uma recuperação completa da pessoa, claro isso vai depender de outros fatores dependendo do tipo dadiabetes que você tem. Um tipo de dieta, que geralmente resulta em perda rápida de peso, ou seja dieta de baixa caloria. Pode muitas vezes estabilizar ou até mesmo eliminar sua diabetes do tipo 2.

Muitas pessoas desconhecem o fato de que diabetes aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, por isso particularmente importante ingerir alimentos baixos em gorduras, atenção especial para aqueles que são ricos em gorduras saturadas.

Lista de alimentos ricos em gorduras saturadas:
  • Manteiga e margarina;
  • Pele de frango;
  • Sorvete;
  • Leite;
  • Carne vermelha;
  • Bolos e pães - ingredientes desses produtos são ricos em gordura saturada.

A Alimentação para Diabéticos tipo 2 necessita serem ricas em alimentos:  
  • Integrais, verduras, legumes e frutas.
  • Alimentos Positivos;
  • Leite desnatado;
  • Iogurtes light e queijos brancos;
  • Fibras todos os dias;

Mais tenha muita atenção, açúcar deve ser evitado, opte por adoçantes que não possuam aspartame podendo assim ser consumidos por diabéticos. Cuidado com os doces diet! Não contêm açúcar, porém possuem gordura em sua composição. Por esse fato, não devem ser consumidos à vontade.

Atividade Física é essencial, ajuda a controlar o peso e reduz as taxas de glicemia.

Não confunda! Alimentos light possuem restrição de um ou mais ingredientes, mas pode conter açúcar – Por isso é muito importante ler os rótulos para saber o porquê da classificação light. 

Dieta para diabetes tipo 2 

Café da manhã

Opção 1
200 ml de chá verde com adoçante;
2 fatias de pão integral;
1 colher (sopa) rasa de requeijão light;
1 banana.

Opção 2
Mingau de aveia com adoçante feito com 200 ml de leite desnatado e 2 colheres (sopa) de aveia.


Lanche da manhã

Opção 1
1 maçã.

Opção 2
1 Nectarina.


Almoço

Opção 1
3 colheres (sopa) de arroz integral
4 colheres (sopa) de feijão
1 prato (sobremesa) de salada de agrião e tomate
1 colher (sopa) de cenoura ralada
100 g de filé de frango (tamanho da palma da mão)
1 laranja

Opção 2
4 colheres (sopa) de arroz
1 concha (média) de lentilha
1 prato (sobremesa) de salada de alface e tomate cereja
2 colheres (sopa) de abobrinha refogada com cebola
100 g de filé de peixe grelhado
1 taça (sobremesa) de gelatina diet


Lanche da tarde

Opção 1
1 iogurte natural, se preferir use adoçante, misturado com 4 morangos picados.

Opção 2
200 ml de bebida a base de soja sem açúcar.


Jantar


Opção 1
4 colheres (sopa) de macarrão ao sugo;
1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e cebola;
100 g de peixe grelhado;
1 colher (servir) de chuchu refogado;
1 fatia de abacaxi.

Opção 2
4 colheres (sopa) de macarrão ao sugo;
3 colheres (sopa) de carne moída refogada;
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula com cenoura;
1 colher (servir) de escarola refogada com cebola;
1 fatia (média) de abacaxi.

Opção 3
1 prato (fundo) de sopa de legumes (feita com cenoura, filé de frango desfiado, chuchu, abobrinha e couve),
1 caqui.


Ceia

Opção 1
200 ml de leite desnatado sem açúcar.

Opção 2
1 copo (americano) de iogurte desnatado.

Opção 3
1 maçã.

Consulte a opinião do seu médico antes de iniciar qualquer redução de calorias ou programas de glicose-regulação.

Fonte : Dieta.blog

Tipos mais comuns de Micoses

As micoses são causadas por três gêneros diferentes de fungos: 
  • Trichophyton 
  • Microsporun 
  • Epidermophyton
Esses microrganismo são abundantes no ambiente, eles aproveitam as condições ideais para seu desenvolvimento, como a umidade e o calor que ajudam o fungo a encontrar queratina macia e água suficiente para crescer rapidamente. 

Pessoas com diabetes, imunidade baixa, estresse, depressão e uso de alguns medicamentos tem maior suscetibilidade, favorecendo a Tinha, Pitiríase Versicolor e Onicomicose.

Evitar micose é muito simples, de modo geral deve impedir a proliferação dos fungos que gostam de calor e umidade, assim é preciso manter cuidados especiais com a pele, unhas e cabelos que são ricos em queratina e os fungos alimentam dela.

Principais Sintomas de Micoses:
  • Couro Cabeludo : Apresenta uma placa de cabelos picotados
  • Barba: Aspecto inflamatório ou apresentar lesão com bordas delimitadas.
  • Corpo: Aparência bem característica, com crescimento de bordas e microvesículas.
  • Mãos : Descamação difusa ou com pequenas bolhas.
  • Pés: Surge no meio dos dedos com fissuras e é conhecida como frieira ou pé-de-atleta.
  • Crural: Localizada entre as coxas, pode alastrar para a área genital.
  • Unha: Onicomicose, infecção que ocorre nas unhas dos pés e nas mãos. Ocorre espessamento da unha, mudança de coloração, se torna quebradiça e se descola da pele.
  • Pitiríase versicolor (Micose de praia) - Pequenas manchas na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto, devido a sudorese excessiva, pele seborréica ou predisposição genética.

Cuidados para Prevenção:

  • Tenha bons cuidados higiênicos
  • Use roupas e meias de algodão
  • Mantenha os ambientes limpos e secos
  • Não use roupas e calçados apertados
  • Seque bem a pele apos o banho atenção especial em regiões de dobras como virilha, entre os dedos e embaixo das mamas
  • Evite utilização excessiva de sabonetes ou procedimentos agressivos a pele e que alteram as condições normais, isso pode diminuir as defesas naturais, facilitando a infecção por fungos.

Os princípios ativos mais eficazes são:

    1. Nitrato de miconazol que tem atividade fúngica agindo no prurido e odor desagradável provocado pelas micoses superficiais. Tratamento de pé de atleta e Candidíase Cutânea.
    2. Clotrimazol usado no tratamento das micoses da pele, Pitiríase versicolor, Tineas, Eritrasma.
    3. Cloridrato de Terbinafina, antimicótico ideal para tratamento de pé de atleta, micose inguinal, micose do corpo, candidíase cutânea e Pitiríase versicolor.
    4. Cetaconazol indicado para micoses superficiais. infecções por dermatófitos e leveduras, o creme tem ação exclusivamente local 
    5. Tioconazol, tratamento de infecções cutâneas causadas por fungos e bactérias suscetíveis. 

Para correto tratamento é preciso descobrir o tipo de fungo, sendo fundamental a prescrição médica. Sempre que houver suspeita de micose, procure o médico para diagnosticá-la e tratá-la.

Fonte: Informativo Neo Quimica

Como saber se estou com Apendicite ?

Apendicite é o nome dado à inflamação do apêndice, quadro que se apresenta habitualmente como uma intensa dor abdominal. A apendicite é, em geral, uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico. Se não tratada a tempo, há risco de rotura e infecção generalizada.

O ceco e o apêndice ficam no quadrante inferior direito do abdômen, por isso, uma apendicite se apresenta tipicamente como uma dor nesta região. O problema é que em fases iniciais, quando há somente a distensão do apêndice ainda sem intensa inflamação ao seu redor, os sintomas podem ser muito vagos e não necessariamente localizados neste sítio.

No começo da apendicite, a dor pode ser difusa, normalmente localizada na região do estômago ou em volta do umbigo. O apêndice é muito pouco inervado e sua inflamação isolada é mal percebida pelo cérebro. Somente quando o peritônio, este sim rico em terminações nervosas, fica inflamado é que o cérebro consegue identificar mais precisamente a região afetada. O quadro típico é de uma súbita dor ao redor do umbigo que vai ficando mais intensa conforme dirige-se para o quadrante inferior direito.

Náuseas, vômitos e febre são sintomas comuns nas fases avançadas da apendicite. Também pode haver diarreia ou prisão de ventre.

Quando a inflamação e a distensão levam à perfuração do apêndice, ocorre uma peritonite (inflamação do peritônio). O paciente com peritonite apresenta intensa dor e o abdômen costuma ficar duro que nem uma pedra. O doente sente dor com estímulos simples como pisar no chão ou mudar de posição. Este quadro grave costuma cursar com sepse

A dor da apendicite costuma ser no quadrante inferior direito do abdômen. Mas lembre-se que nem sempre ela é tão bem localizada. Uma dor difusa na região inferior do abdômen, abaixo do umbigo, também pode ser a forma de apresentação da apendicite.

De qualquer modo, uma dor isolada no lado esquerdo não costuma ser provocada pelo apêndice. Não é impossível uma apendicite com dor à esquerda, mas é muito pouco comum.

Fonte : MD.Saúde.

O que causa Afta na Boca ?


A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula… 

São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune.

Provável causas :

- Traumas locais, como mordidas acidentais.
- Estresse psicológico.
- Poucas horas de sono.
- Helicobacter pylori, a mesma bactéria que causa úlcera gástrica

- Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.

- Refluxo gastroesofágico 
- Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi.
- Cigarro
- Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.
- Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.
- Drogas, como anti-inflamatórios , Rapamicina, Metotrexate, Aspirina e Atenolol.

Algumas pessoas que tenham o costume de deitar pouco tempo depois da última refeição, podem apresentar aftas recorrentes. Este fato provavelmente está relacionado a algum grau de refluxo gastroesofágico, que leva ao aumento da acidez da cavidade oral. As aftas costumam aparecer um ou dois dias depois, fazendo com que os pacientes, muitas vezes, não relacionem um fato ao outro.

Medicamentos mais usados para aliviar os sintomas : - Acetonido de triancinolona orabase e Bismu-jet. 

Fonte MD.Saúde 


Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais