Anti-Inflamatórios aumentam a Pressão Arterial de Hipertensos

A hipertensão arterial é uma doença cronica degenerativa presente geralmente em indivíduos acima de 60 anos, nesta idade sempre aparece outras enfermidades como as doenças reumáticas, osteoartrite e artrite reumatoide. Para aliviar as dores é feito a prescrição de anti-inflamatórios (AINE) e analgésicos.

Os fármacos anti-inflamatórios inibem a produção de prostaglandinas, por meio de competição com o sitio ativo da enzima cicloxigenase (COX), que é constituída por COX-1 e COX-2.

A elevação da hipertensão arterial esta relacionada a interação entre anti-hipertensivos e anti-inflamatórios. Pois os anti-inflamatórios inibe a COX, que gera a redução sistêmica e renal da síntese de prostaglandinas, antagonizando a terapia anti-hipertensiva de maneira parcial ou total, podendo os medicamentos anti-hipertensivos não ter efeito algum sobre a pressão arterial gerando até crises hipertensiva.

Os anti-inflamatórios podem bloquear os efeitos dos diuréticos tiazídicos e de alça, os antagonistas de receptores alfa e dos receptores beta-adrenérgicos, além dos agentes que inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona. 

Dipirona e Paracetamol também pode interferir na ação dos medicamentos anti-hipertensivos.   

Fonte : Guia da Farmácia     

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais