Alívio dos Sintomas da Dengue - Erva de São Caetano


Um dos Fitoterápicos que ajuda no combate dos sintomas da dengue é a Erva de São Caetano.
O tratamento Fitoterápico ameniza os sintomas dengue nas primeiras horas e remove os sintomas em poucos dias.
O remédio, entretanto, não pode ser tomado indefinidamente. A melhora quase total se dará num período de três a cinco dias, mas deve-se continuar a tomar o remédio por mais uns 10 dias e depois suspender.


Erva de São Caetano


Planta rasteira, delicada, com muita semelhança com a melancieira; oriunda da África de onde foi transplantada da costa de Guiné para a Bahia e outras províncias. Por haver sido plantada junto a uma capela de São Caetano, tomou dele a denominação. O fruto é uma forma de maxixe que, depois de maduro, toma cor amarela, abre-se em três porções e deixa ver umas poucas de pevides semelhantes às das romãs.


É alimento de todos os pássaros, que a propagam por toda parte. Os talos da Momordica Charantia são herbáceos e sarmentosos, ligeiramente pubescentes. As folhas são alternas, pecioladas, codiformes, palmadas e repartidas em cinco ou sete lóbulos desiguais. As flores são axilares, pequenas sem cheiro, amarelas, levantadas sobre pedúnculos delgados. O cálice é repartido em cinco partes ovadas, agudas nas flores machas, e lanceolados nas flores fêmeas. Ovário oblongo, cilíndrico, esverdeado e que se torna cor de açafrão quando maduro, e mesmo avermelhado. A sua polpa é doce, mole, amarela e comestível. As sementes saem lateralmente da extremidade do fruto, são tuberculosas, achatadas e cobertas de um tecido vermelho.


Análise Química. 


O fruto verde dá clorofila, açúcar e matéria extrativa, uma porção membranosa análoga a fungina, fosfato de cal, albumina solúvel, mucilagem com ácido fosfórico livre, hidroclorato de potassa; fosfato de cal e ferro.


Propriedades


A Erva de São Caetano é virtuosa para vários remédios. O seu cozimento convém no tratamento da amenorreia e das cólicas verminosas. Também se administra nos casos de tardarem os lochios. Os curandeiros se servem da planta para quem tem cravos, fazendo-se uma rodilha das folhas e deitando sobre um tijolo muito quente e pondo-se o pé em cima até ficar bem escaldado, recebendo o suco nas rachaduras que os cravos fazem. 


Os frutos conservados em azeite são excelentes como tópicos nos casos de hemorroidas ou de prolapso do ânus. As folhas conservam um sabor acre e amargoso, o seu cozimento serve para curar as úlceras de mau caráter em banhos resolutivos.


A planta aumenta o efeito do sabão pelo uso ordinário na lavagem de roupa; e foi com este intuito que foi transplantada da África. O nome Erva de São Caetano dá-se na província do Maranhão a outra espécie de erva, a qual prejudica muito a cultura dos algodoeiros.


 Segundo o que referem os Sr. * e Martius. Esta cucurbitácea é espécie nova, porém o A. St´Hilaire reconhece a Erva de São Caetano, não sendo a mesma que se encontra no sul do Brasil e que acabamos de descrever, assemelha-se inteiramente à Momordica senegalensis de Lamarck.


A erva de São Caetano é:

  • É adstringente
    • afrodisíaca
    • aperitiva
    • cicatrizante
    • depurativa do sangue
    • laxante
    • purgativo
    • vermicida
  • Auxilia em casos de afecções biliares
    • catarata
    • dores de ouvido
    • dor reumática
    • escabiose
    • enxaquecas
    • febre
    • fígado
    • menstruações
    • picadas de insetos
  • Livra de cólicas abdominais
    • colite
    • hemorróidas
    • infecções da pele
    • irrigação vaginal
    • leucorréia
  • No tratamento de cravos.
Modo de Fazer o Chá :
  • Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. 
  • Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

Cuidados


Pode decair a taxa de glicose sanguínea.
Gestantes : pode ter ação teratogênica, causar aborto.
Pode interagir com hipoglicemiantes.


Ao ser observado o primeiro sintoma de dengue, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica. 
Fonte : Mast

Olimpíadas das Frutas


Veja quais as frutas aqui apresentadas, mais ricas em substâncias que você necessita!

Calorias (ENERGIA)1º. lugar – Açaí  – (110kcal)
2º lugar – Abacate -  (96Kcal)             
3º lugar – Banana – (92Kcal)
4º lugar – Caqui -  (71kcal)
5º lugar – Manga – (64Kcal)

Fibras1º. lugar – Caqui  – 6,5g              
2º lugar – Goiaba – 6,3g
3º lugar – Abacate – 6,3g
4º lugar – Pêra – 3g
5º lugar – Ameixa – 2,4g

Potássio1º. lugar – Romã – 485mg
2º lugar – Banana – 376mg
3º lugar – Maracujá – 338mg
4º lugar – Kiwi – 269mg
5º lugar – Mamão – 222mg

VITAMINA C1º. lugar – Acerola – 941,mg
2º lugar – Caju – 119,7mg
3º lugar – Mamão – 78,5mg
4º lugar – Kiwi – 70,8mg
5º lugar – Morang0 – 63,6mg

CÁLCIO1º. lugar – Limão – 51mg
2º lugar – Figo – 27mg
3º lugar – Mamão – 25mg
4º lugar – Kiwi – 24mg
5º lugar – Abacaxi – 22mg
 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

Biribiri - Fonte de vitamina C





Nome popular: bilimbim; biri-biri; limão-de-caiena; azedinha

Nome científico: Averrhoa bilimbi L.

Família botânica: Oxalidaceae.

Características da planta: Árvore de até 15 m de altura, tronco com casca lisa e escura. Folhas formadas por muitos folíolos, pilosos. Flores pequenas, vermelho-claras, aromáticas, presas aos ramos e tronco.

Fruto: Alongado, levemente sulcado, superfície lisa de coloração verde-amarelada. Polpa amarelo-clara envolvendo 2 sementes, elípticas e brancas. Frutifica de setembro a novembro.

Cultivo: indicada para regiões tropicais

Origem e dispersão: o bilimbizeiro é originário do Sudeste Asiático e foi provavelmente introduzido no Brasil pela região Amazônica através de Caiena, de onde vem o nome limão-de-caiena.

O bilimbi é uma fruta muito próxima da carambola. Pouco menor do que esta e um pouco mais esverdeado, o bilimbi difere da outra basicamente por seu formato mais alongado e por apresentar o conhecido aspecto de estrela menos definido. Sua polpa firme e seu suco abundante contem, também como a carambola, altos teores de vitamina C e de ácido oxálico.

A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! 


Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em:

  • 50% as taxas de glicose do sangue, 
  • Diminui os triglicerídeos em 130%
  • Possui alta concentração de vitamina C. 
  • O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.
  • Propriedades medicinais, regula a pressão arterial, colesterol e diabetes.

Clique Aqui - Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada

Verde ou maduro, ao contrário da carambola, o bilimbi é, quase sempre, considerado muito ácido e amargo para ser comido cru. Processado, salgado ou doce, o bilimbi tem os mesmos usos que a carambola: quando verde, serve para a confecção de conservas em pickles; quando maduro, aplica-se muito bem em receitas de geléias e compotas. Na culinária oriental o bilimbi é, também, bastante empregado como ingredientes no preparo de variados pratos salgados.

Segundo Pio Corrêa, o bilimbi nunca foi encontrado em estado silvestre sendo sua pátria, portanto, desconhecida como a da caramboleira. Supõe-se que ele deva ser originário do sudeste asiático, das ilhas da região da Malásia, onde até hoje é bastante produzida e comercializado.
Esse nome - bilimbi - é, aliás, uma simplificação da nome dado à fruta naquela região - blimbling asem que, por sua vez, é também semelhante ao nome dado à carambola por ali - bimbling manis - onde asem significa amargo, e manis, doce. Em inglês, o bilimbi é conhecido como cucumber tree fluit - significando, literalmente, a fruta da árvore do pepino - talvez uma referência ao fato de seu sabor e de sua aparência lembrarem os de um pequeno pepino.


Na Amazônia, onde se aclimatou muito bem, a bilimbi teria sido introduzido via Caiena, região das Guianas de onde viria o nome limão-de-caiena pela qual também é conhecido.

Clima e Solo: semelhante à caramboleira, é uma árvore relativamente adaptável a diversas condições climáticas, preferindo áreas com temperaturas médias de 25ºC, sem geadas, e precipitação pluviométrica acima de 1000 mm, bem distribuída.

Propagação: a propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia, levando 5 a 6 anos para produzir no primeiro caso.

Variedades: há variedades que produzem frutos com menor acidez, os quais podem ser consumidos crus.

Utilização: o fruto é considerado muito ácido para consumo ao natural. Geralmente é processado salgado ou doce para confecção de conservas em picles, condimentos, molhos e preservativos. Quando maduro é utilizado em geléias e compotas. Constitui boa fonte de vitamina C.

Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Leite ajuda a manter o Peso

Um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganharam mais massa muscular e perderam mais gordura em comparação com as mulheres que beberam energéticos. 

Segundo os cientistas, a ingestão do leite aliada a prática de exercícios, aumenta a força dos ossos, a saúde muscular e acelera o metabolismo. Para eles, a razão para isso é a combinação de cálcio, proteína de alta qualidade, e de vitamina D, que fornecem energia ao organismo sem proporcionar o ganho de peso. 

Durante um período de 12 semanas, o estudo acompanhou jovens mulheres durante o treino. Todos os dias, duas horas antes do exercício, as mulheres não comiam ou bebiam nada, exceto água. Imediatamente após a sua rotina de exercícios, um grupo com metade delas consumia 500ml de leite livre da gordura branca, enquanto o outro grupo consumiu uma bebida energética. 

O treinamento continha três tipos de exercício: empurrar, puxar e exercícios para as pernas. O treinamento foi monitorado diariamente por um personal trainer para garantir a boa técnica. 

As mulheres que bebiam leite não engordaram porque ganharam apenas massa muscular magra e perderam gordura. Já as que tomaram o energético, ganharam peso pelo excesso de açúcar e pelo mecanismo de compensação criado no organismo que acumula gordura.

Durante e logo após o treino, se não há a compensação com alimentos adequados, o organismo exige mais nutrientes o que leva a pessoa a sentir mais fome.

Fonte: minhavida

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais