Alimentos ricos em vitamina E - Previne Envelhecimento - Antioxidante


A vitamina E é um antioxidante extremamente potente, que ajuda a prevenir várias doenças, veja as principais:
  • Câncer (displasia mamária)
  • Doença cardíaca
  • Derrame
  • Catarata 
  • Alguns sinais do envelhecimento
  • Doença de Alzheimer
A vitamina E protege as paredes das artérias e impede que o colesterol LDL "ruim" seja oxidado. A oxidação do colesterol LDL marca o começo das artérias obstruídas. A vitamina E também mantém o sangue sem coágulos evitando o acúmulo de plaquetas. Níveis elevados de vitamina E no corpo diminuem o risco de um infarto ou derrame não-fatal na maioria das pessoas.

Um agente dinâmico de combate ao câncer, a vitamina E protege as células e o DNA contra lesões que possam se tornar cancerosas. Ela diminui o crescimento de tumores, além de melhorar o funcionamento imunológico e evitar que substâncias pré-cancerosas transformem-se em carcinógenos. Estudos com camundongos mostram que a vitamina E aplicada à pele pode ajudar a prevenir o câncer decorrente da exposição à radiação ultravioleta.

As mulheres que sofrem de displasia mamária geralmente sentem alívio com a suplementação de vitamina E. A displasia caracteriza-se por dores nas mamas, às vezes, com nódulos benignos ou inchaço, normalmente essas dores começam alguns dias antes do período menstrual. Pesquisadores não sabem ao certo por que a vitamina E ajuda nesse problema, mas vários estudos indicam que ela realmente o faz.

A vitamina também pode ser benéfica a pessoas com diabetes. Ela melhora a ação da insulina e o metabolismo da glicose no sangue diminuindo o estresse oxidativo.

Esse modesto nutriente mantém o sistema nervoso saudável protegendo as camadas de mielina que cercam os nervos. Ela, aparentemente, também previne a degeneração mental que ocorre com o envelhecimento, incluindo, possivelmente, a doença de Alzheimer.

Tabela com os alimentos ricos em vitamina E:


AlimentoQuantidade Vitamina E (mg) 
Cereal com fibras1 xícara 30,2
Óleo de germe de trigo 1 colher de sopa 24,6 
Cereal Total1 xícara 23,4 
Avelã 1/2 xícara 16,1 
Semente de girassol 2 colheres de sopa 
Amendoim 1/2 xícara 8,2 
Castanha-do-pará 1/2 xícara 6,6 
Óleo de caroço de algodão 1 colher de sopa 5,2 
Milho 1 espiga 4,8 
Óleo de cártamo1 colher de sopa4,7
Amêndoa1/2 xícara4
Óleo de milho1 colher de sopa2,8

Fonte : Saúde/Uol

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais