O uso adequado do sal; a quantia certa


O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. A sua produção e utilização datam do início da civilização, sendo a salga dos alimentos um costume bastante difundido no Egito, cerca de 4.000 anos antes da era cristã.

Na Grécia e em Roma, o sal era utilizado como moeda nas operações de compra e venda, e uma curiosidade interessante é saber que a palavra latina "salário" deriva do sal, já que em sal pagava-se uma parte do ganho das legiões romanas.

No final do século XlX, o sal que antes era usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias primas essenciais para a indústria química e têxtil. Por isso, além de ser empregado no preparo de alimentos, o sal hoje é utilizado para outros fins como na produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e outras centenas de produtos das indústrias química e metalúrgica.

Mas vamos falar do que entendemos e do que nos interessa, ou seja, qual é a quantidade de sal que devemos ingerir e porque o seu consumo excessivo pode trazer vários prejuízos para o nosso organismo.

Sal e sódio: entenda a diferença


Apesar dos termos serem usados indiscriminadamente, sal e sódio não são a mesma coisa. O sódio (Na) é um mineral que se liga ao cloro (Cl) para formar cloreto de sódio (NaCl), estes sim o nosso sal de cozinha.

O sódio apresenta um papel importante em diversas funções do organismo, principalmente no equilíbrio entre os fluidos celulares e extra - celulares. Atua também na transmissão de impulsos nervosos em todo corpo, permitindo assim o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais.

Já o cloro, outro mineral que compõem o sal, também é essencial para uma boa saúde e é fundamental para o processo digestivo. No estômago, ele é a base para o suco gástrico, que "quebra" e ajuda a digerir os alimentos. Ele também aumenta a capacidade do sangue de carregar gás carbônico das células para o pulmão. Juntos, na forma de sal, sódio e cloreto (cloreto de sódio) estão presentes em todos os tecidos e fluidos do organismo humano, como por exemplo, o suor e as lágrimas. Um homem adulto tem cerca de 250 gramas de sal em seu corpo.

Excesso de sal: o sódio é o inimigo
O sódio está presente naturalmente na maioria dos alimentos, mas o seu consumo excessivo ocorre quando ingerimos sal exageradamente, já que este alimento é a fonte mais abundante desse mineral. O sódio, e não o sal em si, é o elemento diretamente relacionado com a hipertensão (pressão arterial elevada) e outros problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até mesmo casos de câncer gástrico (estômago).

Embora a ingestão diária recomendada para uma pessoa saudável seja de 2,4g (o equivalente a uma colher de chá de sal ), verifica-se que o brasileiro consome entre 4 - 6g por dia. Desse total, cerca de 75% é adicionado durante o preparo do alimento, com o objetivo de preservá-lo ou para lhe dar sabor. O restante está presente naturalmente no alimento.

Hipertensão - O papel do sódio e do potássio

Deixar de colocar aquela pitadinha de sal a mais na comida pode ser melhor para o organismo do que se pensava anteriormente; os estudos mostram que pessoas hipertensas poderiam até parar de tomar remédios se diminuíssem a presença do tempero em suas dietas. Isto porque o sódio presente no sal influencia o sistema circulatório e afeta a habilidade dos rins de excretarem resíduos e líquidos.

Quando o nível de sódio do organismo é baixo, os rins aproveitam as substâncias químicas da urina, devolvendo-as para a circulação. Alguns indivíduos, entretanto, possuem uma tendência genética a reter mais sódio que necessário. Dessa forma, o organismo também precisa de mais líquido para equilibrar a concentração de sódio no sangue. Portanto, os rins retiram menos líquidos do organismo e, consequentemente, há uma diminuição na excreção de urina. Dessa forma, o coração é forçado a bombear com mais força para manter um volume maior de líquido em circulação, aumentando, assim, a pressão arterial.

Vários estudos comprovam que a restrição do sal pode ser extremamente benéfica para a redução da pressão. Um deles, publicado no New England Journal of Medicine, foi realizado por pesquisadores da Universidade de Harward e do Instituto Nacional do Coração, Sangue e Pulmão, nos Estados Unidos. Com o objetivo de determinar o que aconteceria com a pressão sangüínea de pessoas que fazem dietas com presença diferenciada de sal, 412 participantes foram separados, aleatoriamente, em 2 grupos de dieta: a primeira, tipicamente americana; a segunda, chamada de " Técnicas de Dieta para Parar a Hipertensão" (DASH) era rica em frutas, vegetais e laticínios pouco gordurosos.

As pessoas seguiram então o programa alimentar durante 30 dias, alternando três níveis diferentes de sal: 3,3g/dia (a média americana), 2,4g (o máximo recomendado pela Associação Cardíaca Americana) e 1,5g / dia. Os participantes do segundo grupo apresentaram uma redução quase duas vezes maior da pressão do que aqueles do primeiro grupo e os ganhos foram consideráveis diante de uma redução diária de sal.

Embora o sódio seja o mineral mais diretamente relacionado com a hipertensão, sabe-se hoje que outros minerais podem também interferir nos níveis de pressão. Há fortes indícios de que os níveis de potássio também sejam muito importantes. De acordo com estudos, o potássio protege contra o aumento da pressão e o acidente vascular cerebral. O que determina o nível de pressão não seria, portanto, a quantidade de sódio isoladamente, mas a relação potássio / sódio, que deveria ser de 1 para 1,5; em geral essa relação é de 0,3 para 1. Alimentos ricos em potássio são o brócolis, os legumes, o abacate, a banana, batata, entre outros.

Catarata x excesso de sal

Um estudo divulgado pela revista American Journal of Epidemiology mostra que pessoas que consomem uma dieta rica em sal podem ter mais chances de desenvolver catarata, uma doença que se não for tratada pode levar a cegueira. O estudo avaliou a alimentação de três mil adultos entre 49 e 97 anos e chegou a conclusão de que os voluntários que consumiam mais sal tinham um risco duas vezes maior de sofrer um tipo específico de catarata. O estudo também observou que as pessoas que consumiam mais sal tinham um risco maior de desenvolver outras doenças, como diabetes e hipertensão. Atualmente, os dados mostram que entre os adultos com mais de 80 anos, 60% dos homens e 70% das mulheres têm catarata.

Fique atento (a) aos rótulos

Os alimentos industrializados podem ser fontes muito ricas de sódio. Por isso, devemos ficar atentos aos rótulos. A nova legislação obriga os fabricantes de alimentos e bebidas incluírem nas tabelas de informação nutricional, a quantidade de sódio presente, bem como o valor diário de referência por porção (VD). Isto quer dizer que se no rótulo de uma massa congelada, por exemplo, você observar um VD de 40%, quer dizer que você estará ingerindo 40% do sódio necessário para atingir suas necessidades diárias. E isto em apenas uma porção do alimento.

Devemos ficar atentos também aos termos que indicam a presença de ingredientes ricos em sal como salmoura, curado, salgado, picles, consomê e molho de soja. Picles e outros condimentos como mostarda, ketchup, molhos de salada e molhos de churrasco são ricos em sódio.

A seguir, veja alguns exemplos de alimentos industrializados ricos em sódio:

ALIMENTO SÓDIO (mg)

- Azeitona verde (cerca de 30 g) 925 mg

- Picles (cerca de 30 g) 440 mg

- Biscoito salgado (cerca 30 g) 475 mg

- Bacon (03 fatias grelhado) 300 mg

- Batata frita (cerca de 30g) 135 mg

- Salame (cerca de 50 g) 575 mg

- Presunto magro (cerca de 50 g) 700 mg

Dicas para redução da ingestão de sal

O consumo médio de sódio do brasileiro como vimos pode chegar até 6g/dia, sendo que o recomendado para uma pessoa saudável deveria ser não mais que 2,4 g. Do total consumido, 2/3 vem do sal colocado em alimentos processados, 1/6 ocorre naturalmente como mineral na comida e apenas 1/6 é sal de mesa. Portanto, parece que preparar as refeições em casa e evitar alimentos industrializados são atitudes que ajudam a diminuir a ingestão desse mineral em excesso. Veja a seguir algumas informações que poderão ajudá-lo (a) a reduzir o consumo de sódio:

- Fique atento(a) aos rótulos. Dê preferência à produtos com quantidade de sal reduzida ou sem sal

- Retire o saleiro da mesa, muitas pessoas tem o reflexo de colocar sal na comida quando vêem o saleiro.

- A quantidade de sal e outros temperos salgados, na maioria das receitas, pode ser reduzida pela metade (ou até mais) sem uma mudança perceptível no sabor ou na textura.

- Abuse de ervas e condimentos, alho, cebola e suco de limão. Eles podem dar um novo sabor para o alimento

- No restaurante, peça para que os molhos sejam servidos à parte ou, se possível, peça para que alguns pratos sejam preparados sem sal.

- Não existem estudos que comprovem que o sal marinho seja mais saudável que o sal de cozinha. O conteúdo de sódio de ambos é semelhante.

Acabe com a Má Digestão e Prisão de Ventre


Todas as pessoas comumente relatam problemas digestivos como má digestão ou prisão de ventre.

Quando as pessoas queixam-se, eles usualmente relatam uma ou mais situações a seguir:

- Freqüente eructações (arroto) do ar proveniente do estômago.

- Sensação de estufamento após alimentação.

- Freqüente passagem de gás pelo reto (flatulência).

Esta situação pode ser desconfortável ou inconveniente mas raramente esta queixa é associada com uma doença séria. É usualmente resultado de hábitos ou escolhas alimentares.

Ocorre por duas situações: como resultado do ar deglutido ou produzido no intestino. Deitar após alimentação, sedentarismo e stress pode contribuir para o problema. Se o médico suspeitar que o empaxamento é resultado de alguma doença, exames serão solicitados para diagnosticar o problema.

Eructação (arroto): Todos rotam ocasionalmente, especialmente após a alimentação. Algumas pessoas rotam freqüentemente tornando-as aborrecidas e provocando situações embaraçosas. O roto é resultado de muito ar no estômago, provocado pela deglutição do ar com o alimento ou líquido. O estômago libera o ar pela contração de suas paredes devido ao excesso de ar no seu interior.

DICAS

- Mastigar bem os alimentos.

- Evitar pimentas, cigarros, goma de mascar, tomar refrigerantes com canudinho ou diretamente na garrafa, e dentaduras que não estejam bem fixas. Eles podem aumentar a saliva e deglutir mais ar.

- Evitar alimentos que contém ar, tal como refrigerantes ou cremes batidos.

- Coma vagarosamente.

EMPAXAMENTO

Por desconhecidas razões, empaxamento - sensação de estufamento no abdômen - ocorre mais freqüentemente em mulheres. Algumas pessoas sentem dor. Esta situação não é necessariamente causado por excesso de gás. Usualmente é resultado de uma deficiente motilidade.

Motilidade é uma contração automática do intestino para mover o alimento à diante. Motilidade deficiente mostra movimentos vagarosos do alimento pelo estômago e intestino. Alimentos gordurosos podem retardar o esvaziamento gástrico, levando ao empaxamento. Esta queixa é parte da síndrome do cólon irritável, uma condição em que a motilidade é desordenada e excessiva. Em algumas situações é causado por alguma doença no estômago ou intestino.

Por essa razão, o médico poderá solicitar exames, incluindo raios-X e endoscopia. Quando esta queixa é freqüente, o médico poderá receitar medicamentos para estimular a contração do estômago e do intestino. Na grande maioria das vezes, o empaxamento não é nada sério. Pode ser causado por certos alimentos ou simplesmente por comer rápido demais. Assim, a mudança dos hábitos alimentares é necessária para controlar esta condição.

FLATULÊNCIA

Excesso do gás retal é mais freqüentemente produzidos pelas bactérias do intestino grosso. Há centenas de diferentes tipos de bactérias normalmente presentes no intestino. Elas são benéficas para a digestão. As bactérias contam com os açúcares e carboidratos para a sua nutrição.

No processo de digestão destes nutrientes a bactéria gera gases como hidrogênio, gás carbônico e gás metano. Em condições normais muitos desses gases são absorvidos e portanto sua eliminação é reduzida. Carboidratos e açúcares são normalmente absorvidos no estômago e intestino fino. Algumas pessoas tem desordem que interfere no processo normal da digestão é necessário uma enzima chamada lactase.

A pessoa tendo deficiência da lactase, não será capaz de digerir a lactose. A normalidade na digestão permite que os carboidratos e açúcares passem indigeridos para o cólon, onde encontrarão bactérias formadoras de gases. Alguns alimentos como legumes, repolho, certos tipos de cereais, contém carboidratos que não são digeridos.

Portanto as bactérias do cólon podem usá-los como alimento, conseqüentemente o gás é produzido em excesso. As pessoas reagem diferentemente com o mesmo alimento. Por exemplo: duas pessoas comendo a mesma quantidade de carboidrato uma forma mais gás e a outra menos. Para as pessoas que se incomodam com o excesso de gás, uma dieta especial pode ser recomendada para identificar e eliminar o alimento causador.

ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A PRODUÇÃO DE GÁS

- Legumes: especialmente leguminosas (feijão, soja);

- Leite e derivados;

- Vegetais: repolho, rabanete, cebola, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, pepinos, aspargos, etc.; - Vegetais de raiz:; batatas, nabos;

- Frutas: ameixas secas, maçãs, bananas, damasco, uva passa;

- Cereais e pães: cereais, pães, massas, e todos alimentos que contém farináceos - Alimentos gordurosos: pães fritos, alimentos fritos, carne gorda, alimentos ricos em creme, pastas e alimentos gordurosos; - Líquidos: refrigerantes gaseificados e medicamentos efervescentes.

RESUMO

Todas estas queixas de desconforto abdominal (empaxamento, arroto, etc.), provocam situações de desconforto e freqüentemente de constrangimento. Porém raramente significam problemas de saúde.


Fonte: Gastroweb

Fortalecendo o Sistema Imunológico com o Limão


  
O limão tem função antioxidante, fortalece o sistema imunológico
Apenas 1 limão médio é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de Vitamina C. Ela participa da produção de anticorpos no organismo e, por isso, protege o nosso corpo contra infecções: nada mais propício em situações de baixa imunidade do organismo.
Vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda ajuda o organismo a absorver ferro, Quem sofre de anemia deve consumir verduras verde-escuras, que são ricas nesse mineral, e, se temperá-las com limão, terão a dupla necessária para combater esse problema.
E não é só em sucos e chás que o limão oferece tantos benefícios. Esse azedinho serve como tempero de salada, é ingrediente de molhos e dá um gostinho a mais ao refrigerante. Rico em flavonóides, tem função anticancerígena, atua como antiinflamatório e ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.
Como do limão tudo é aproveitado, a casca pode ser ralada em tortas e até mesmo batida em suco. A limonada suíça, por exemplo, utiliza o limão inteiro, com casca e bagaço e, por isso, oferece todos os nutrientes presentes na fruta, em especial a pectina, substância presente na parte branca, entre a polpa e a casca. Ela ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e glicose no organismo.
Os óleos essenciais ainda contribuem na eliminação do ácido úrico do organismo que, em excesso, pode causar artrite (inflamação das articulações), nefrite (inflamação dos rins) e cálculos renais.
O consumo de limão também pode prevenir problemas de circulação, pois seus flavonóides reforçam a parede dos vasos sanguíneos e dão mais elasticidade às artérias.
O suco de fruta também serve como produto de limpeza natural. Os produtos industrializados podem irritar a pele e as unhas e, além disso, prejudicam o meio ambiente. O excesso de espuma, jogado no esgoto todos os dias, favorece a proliferação de algumas plantas aquáticas e desequilibra a cadeia alimentar em rios e mares. Para ser ecologicamente correto, utilize 100 ml de suco puro de limão para cada  1 litro de água, misture bem e é só aplicar em vidros, azulejos, fogão, etc.
Cada 100g da fruta contém:PARA OBTER OS BENEFÍCIOS dO LIMÃO….
Calorias 32kcal…é preciso tomar alguns cuidados na hora da utilização. A acidez dessa fruta pode causar irritações, por isso:
Carboidrato11,1g
Proteína0,9g
Fibra Alimentar1,2g
  • Algumas pessoas  que sofrem de gastrite podem ter sensibilidade ao limão. Porém, o consumo só é proibido se a pessoa sentir algum desconforto ao ingeri-lo.
Magnésio10mg
Fósforo24mg
Lipídeos0,1g
  • O esmalte dos dentes também pode ficar prejudicado, assim, recomenda-se não escovar os dentes logo após ingerir limão; aguardar 1 hora para que o efeito do ácido se neutralize.
Cálcio51mg
Sódio1mg
Vitamina B10,3mg
  • Após manusear a fruta. é preciso lavar muito bem as mãos e outras áreas que tiveram contato com ela e não se expor ao sol, pois o sumo pode causar manchas na pele.
Vitamina C38,2mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.

Alto poder antioxidante da Oliveira

Árvore da azeitona é mais eficaz que o chá verde no combate aos quilinhos extras e às gordurinhas que se acumulam no abdômen.

Quem quer uma ajuda extra na hora de emagrecer e gosta de usar chás tem um novo aliado na dieta. Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadrúplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.

Pesquisas realizadas pela Universidade Metodista de Piracicaba mostraram que tais elementos garantem alto poder antioxidante e estimulam o metabolismo a eliminar gordura.

Diferencial

Mais do que ajudar na eliminação dos quilos extras, o chá de oliveira age especialmente nas gorduras acumuladas na região abdominal.

Assim, ao ingerir de três a quatro xícaras dele por dia, a pessoa consegue, num prazo de dois a três meses, reduzir em até 10% sua circunferência abdominal e perder, em média, seis quilos. Desde que, claro, combinando a bebida com uma alimentação saudável.

Como preparar e tomar

- Ferva um litro de água em uma panela que não seja de alumínio. Ao levantar fervura, despeje um punhado de folhas secas de oliveira. Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe

- Faça um chá fresco a cada dia

- Não use adoçante

- Você pode também diversificar o sabor do seu chá adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Isso não altera os benefícios

Onde achar

Você acha o chá em casas de produtos naturais ou grandes mercados. A embalagem com 30 gramas, que rende cerca de nove litros, custa em torno de R$ 2.

Contra-indicação

Gestantes e lactantes não devem consumir a bebida.

Prato Saudável




Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável.


Preencher metade do seu prato com vegetais e frutas
  • Quanto mais cor, mais variedade sobre esta parte do prato, melhor. 
  • Batatas e batatas fritas não contam como vegetais no Prato de Alimentação Saudável, porque eles são ricos em amido (carboidratos), que tem o mesmo efeito montanha-russa de açúcar e insulina no sangue que do pão branco e doces. Estes surtos, em curto prazo, pode levar à fome e comer demais, e em longo prazo, podem levar ao ganho de peso, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.
Salvar um quarto do seu prato para grãos integrais e não apenas quaisquer grãos 
  • Grãos de trigo integral, arroz integral, e os alimentos feitos com eles, como massas, têm um suave efeito sobre o açúcar no sangue e insulina com relação ao pão branco, arroz, e outros chamados “grãos refinados.” É por isso que o sugerido é escolher grãos integrais. 
  • Limite o consumo de grãos refinados.
Coloque uma fonte saudável de proteína em um quarto do seu prato
  • Escolha peixe, frango, feijão ou nozes, uma vez que estes contêm nutrientes benéficos, como os ácidos graxos ômega 3 em peixes, e fibras nos feijões. 
  • Um ovo por dia é bom para a maioria das pessoas (pessoas com diabetes devem limitar seu consumo de ovos a três gemas por semana, mas as claras vão muito bem).
  •  Limite o consumo de carne bovina, carne de porco, cordeiro e carnes processadas e também o bacon, carnes frias e cachorros quentes, pois, ao longo do tempo, mesmo em pequenas quantidades, estes alimentos aumentam o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer de cólon.
Use óleos vegetais saudáveis
  • Usar óleos vegetais saudáveis, como azeite, canola, soja, milho, girassol, amendoim e outros na culinária e em saladas. 
  • Limite a manteiga e evite as gorduras trans – aquelas nada saudáveis -, que são obtidas a partir de óleos parcialmente hidrogenados.

Beber água, café ou chá
  • Complete a sua refeição com um copo de água ou, se quiser, uma xícara de chá ou café (com pouco açúcar ou sem). 
  • Limite o consumo de leite e produtos lácteos para uma ou duas porções por dia, já que o consumo elevado está associado ao risco aumentado de câncer de próstata e, possivelmente, câncer de ovário.
  • Limite bebidas açucaradas, como refrigerantes, uma vez que fornecem muitas calorias e praticamente nenhum outro nutriente. 
  • Ao longo do tempo, beber bebidas açucaradas pode levar ao ganho de peso, aumentar o risco de diabetes tipo 2 e, possivelmente, aumentar o risco de doença cardíaca.

Mantenha-se ativo

 Permanecer ativo é a metade do segredo do controle de peso. A outra metade é ter uma dieta saudável com porções modestas que atendam suas necessidades energéticas.

Fonte :o2porminuto

Benefícios de ingredientes básicos da pizza



Tomates
  •  In natura ou em forma de molho, o tomate mantém as suas propriedades benéficas. Eles são ricos em ferro, fósforo, potássio e magnésio, além de conter boas fontes de vitaminas A, B e C, que são importantes para a saúde da pele, da visão e do sistema nervoso. O alimento ainda é rico em licopeno, uma substância antioxidante, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce, melhorando o sistema imunológico e prevenindo alguns tipos de câncer. E o melhor, o alimento possui baixo valor calórico;

Mussarela
  • Além de ser uma ótima fonte de proteínas, este alimento também contem boa quantidade de cálcio, que é importante para a manutenção dos ossos, e ainda fósforo e potássio;

Cebola
  •  Este alimento tem poderes anti-inflamatórios no organismo. Além disso, a cebola contém vitaminas e sais minerais como iodo, sódio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio, e substâncias que combatem o colesterol;

Abobrinha
  • De baixo valor calórico, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Além de conter potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio;

Berinjela
  • Este alimento é rico em fibras e contêm magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Além das vitaminas A, B1, B2 e C. A berinjela tem propriedades que auxiliam na redução do colesterol;

Cogumelos(Porcini, Shitake, Paris)
  • De baixas calorias e ótimas fontes de proteína, eles ainda são ricos em fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico e fibras;

Coração de alcachofra
  • Contém vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. Ainda possui efeito diurético, combate a absorção de lipídios e ainda possui propriedades antioxidantes;

Evite comer muito tarde, procure focar na recuperação já que uma boa noite de sono ajuda demais na pratica da atividade física no dia seguinte, melhorando foco.

Fonte: o2porminuto

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais