Como Cuidar bem dos Rins?






Os rins são responsáveis por funções vitais no organismo. Quando este orgão convalesce, é encrenca na certa: surge a doença renal crônica (DRC), mal que não costuma avisar sobre sua existência, destrói as estruturas renais até chegar ao ponto em que o órgão para de funcionar.

DRC é o termo que se refere a todas as doenças que afetam os rins por três meses ou mais, o que diminui a filtração e afeta algumas de suas atribuições

O rim é um órgão muito resistente, e os sintomas só vão se manifestar nos estágios 4 e 5 do problema, quando ele está muito avançado, além de só surgirem em situações extremas, muitas dessas manifestações tendem a ser confundidas com outras enfermidades. Daí a importância de sempre visitar o médico e pedir os exames que detectam as alterações indesejadas nos filtros do corpo humano.

Manter-se no peso ideal também é uma regra de ouro para seguir com os rins a mil


Indivíduos com o índice de massa corporal (IMC) nos parâmetros saudáveis ficam protegidos dos pés à cabeça e, nesse pacote de benesses, os filtros naturais saem ganhando.

Hoje em dia, existe uma epidemia mundial de obesidade. O excesso de peso leva à hipertensão e ao diabete. Quando hábitos saudáveis são adquiridos, o risco de sofrer com um problema no rim é bem menor.

Tomar cuidado com o excesso de gordura e ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras vai colaborar bastante para a manutenção das funções renais. Quando o indivíduo já sofre com a DRC, é provável que seja obrigado a fazer algumas mudanças em seu cardápio. É importante adotar uma dieta com menor quantidade de proteína para evitar a sobrecarga renal. Esse menu deve ser avaliado pelo médico e por um nutricionista.

Uso de Medicamentos

Remédios só deveriam entrar em cena com a indicação de um especialista. Até mesmo quando aparece aquela simples dor de cabeça, fuja da automedicação. Na hora, ela pode até ser solucionada, mas, a longo prazo, quem pode sofrer são seus rins.

Tanto os analgésicos quanto os anti-inflamatórios são capazes de prejudicá-los, se tomados em excesso, porque favorecem a ocorrência de doenças renais. Procure sempre orientação médica para identificar o causador do incômodo e debelá-lo da melhor maneira possível.

Álcool


Quando ingerido com parcimônia, o álcool pode até beneficiar o trabalho dos rins. Os experts chegam a recomendar uma ou duas doses bem pequenas. Porém, enfiar o pé na jaca não vai agradar aos pequenos filtros, que sofrem indiretamente.

Em excesso, o álcool pode causar hipertensão, que vai evoluir até gerar problemas renais. A bebida também causa prejuízos ao fígado, o que, em última instância, vai desembocar em um estrago nos rins.

Fumo

A atuação do fumo é tão nefasta quanto em outras partes do corpo. E a explicação está no surgimento de pequenos bloqueios, as placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde circula o sangue. Isso causa problemas de pressão que, por sua vez, levam à DRC.

Os rins são cheios de vasos sanguíneos. O cigarro desencadeia inflamações que prejudicam o órgão.

Fonte: saude.abril

Acabe com a Prisão de Ventre - Alimentação rica em Fibra

 
















A prisão de ventre pode causada por dificuldades digestivas, alimentação inadequada, ansiedade, doenças nervosas, sedentarismo etc. Além da retenção dos dejetos intestinais, os outros sintomas são: acúmulo de gases, alterações nervosas, falta de apetite, boca amarga, dores de cabeça e sonolência excessiva.

O funcionamento dos intestinos deve ocorrer na mesma frequência com que a pessoa se alimenta, e quando acontecem desequilíbrios nesse mecanismo, surgem diversas doenças no sistema digestivo.

A dieta moderna, baseada em alimentos “beneficiados” (arroz branco, farinha de trigo e açúcar refinados etc) não oferece ao organismo as fibras de que precisa para o processo gastrointestinal.

As FIBRAS são encontradas em abundância no arroz integral, na farinha de trigo integral, no açúcar mascavo, no farelo, no germe de trigo, na aveia, nas frutas e hortaliças cruas etc.

Evite alimentos cárneos, embutidos, gordurosos e artificiais.

Para evitar ou combater a prisão de ventre são necessárias algumas mudanças no estilo de vida.

Por exemplo, as refeições devem ser tomadas em horários regulares, sem pressa e em local tranquilo, e quando o intestino manifestar a necessidade de evacuar, atenda-o prontamente.

Durante o dia, beba água pura e fresca em abundância.


Separe algumas horas do dia, ou algum dia da semana para a prática de atividades físicas moderadas, de preferência em locais abertos, junto à natureza.

Depois de um dia de trabalho extenuante, é fundamental no mínimo 8 horas de sono tranquilo e revigorante.

Dicas...


Hortaliças

Beterraba • Suco puro. Tomar 250 ml 2 vezes ao dia.

Cenoura • Suco puro. Tomar 250 ml 2 vezes ao dia.

Quiabo • Incluir quiabo na alimentação, cozido em vapor e temperado com azeite de oliva e sal.

Frutas

Abacaxi • Refeições  2 vezes por semana. 

Ameixa • Deixar ameixas-secas de molho durante 6 horas. Em seguida, beber a água e comer as ameixas.

Mamão • Refeições  3 vezes por semana.

Manga • Refeições 3 vezes por semana.


Fonte:  http://www.terracha.com.br/ 

Alimentos que devem ser evitados por quem tem Dores de Cabeça

 





















A dor de cabeça, enxaqueca e cefaleias podem ter origem ou agravantes dependendo da nossa alimentação. 

O que comemos, as quantidades ou se ficamos muito tempo sem comer, o resultado pode ser a famosa dor de cabeça que todos algum dia já tiveram. 

Abaixo estão algumas orientações, que quando seguidas, podem auxiliar na redução ou até eliminação do problema:

* Não pule refeições, porque o jejum pode aumentar a probabilidade de uma dor de cabeça, realizar refeições de 3 em 3 hs.

* Alguns indivíduos podem ter sintomas de dor de cabeça através do consumo de café, chá, chocolate e cacau. Porém, algumas pessoas a cafeína pode ajudar a reduzir as enxaquecas: prestar atenção no consumo desses produtos!

* A capsaicina existente na pimenta malagueta pode ser utilizada como modo de alívio para dor de cefaléia difundida.

* A utilização de alimentos fonte de ômega-3 ou mesmo sua suplementação pode ser benéfica


Os alimentos abaixo estão envolvidos com vários tipos de dor de cabeça:


-Alimentos fermentados: fígado de galinha, queijos envelhecidos como o cheddar, vinho tinto, arenque em conserva, chocolate, fava e cerveja.

-Alimentos contendo histamina: peixes escombrióides ou ósseos espinhosos, como atum, cavala ou dourado.

-Álcool: champanhe e vinho tinto contém tanto fenóis como tiramina.

-Embutidos: salsicha, peito de peru, presunto, mortadela, salame, presunto, bacon, etc.

-Café, chá e bebidas contendo cola: podem provocar uma cefaléia de abstinência por cafeína. Permita que a abstinência se processe gradualmente.

-Castanhas: algumas contém vasodilatadores, podendo provocar as dores.


Fonte:http://biomenu.zip.net/

Combate a Celulite com alimentação saudável

A celulite é caracterizada por uma inflamação das células devido ao acúmulo de gordura substâncias residuais nos tecidos. 

Atinge especialmente mulheres com problemas de má circulação, que não praticam exercícios físicos e não se alimentam bem. 

A herança genética também contribui para o aparecimento dela. Ao ingerir mais calorias do que necessitamos, aumentamos nosso estoque de gordura e quanto maior esse acúmulo, mais comprometida estará à circulação do sangue nesta região e mais profunda serão as ondulações. 

A celulite é classificada segundo o grau:

Grau I: fase assintomática, alterações nem sempre visíveis e são reversíveis;

Grau II: as alterações da pele são visíveis, porém ainda são reversíveis;

Grau III: fase mais crítica; pele já apresenta alterações avançadas, entretanto o tratamento adequado tende a melhorar;

Grau IV: fase final, não há resposta ao tratamento. Sintomas como dor e desconforto estão presentes.

Neste quadro a alimentação desempenha um papel importantíssimo no tratamento da lipodistrofia ginoide, a terapêutica nutricional terá como objetivo diminuir o acúmulo adiposo, a retenção hídrica e regularizar o trânsito intestinal. 

A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, verduras e legumes. Devem-se preferir os carboidratos integrais, fontes magras de proteínas.

- Evitar o sal, alimentos industrializados, embutidos, refrigerantes, enlatados, doce, chá preto, mate, café e bebidas alcoólicas. É importante também a ingestão de bastante líquido, principalmente água.

A fim de alcançar este objetivo é algumas dicas são valiosas:

- Consumir 20 a 30g de fibra por dia

- Evitar refrigerantes e as bebidas alcoólicas dando preferencia aos sucos naturais ou água.

- Beber em média 2 litros de água por dia

- Dar preferencia a fontes magras de proteína, como: peixes e frangos consumidos sem pele; carnes vermelhas magra como maminha, lagarto e outros.

- Evitar preparações gordurosas: trocando alimentos fritos por assados e cozidos; evitar uso de molhos gordurosos; queijos gordos; pães e bolachas recheadas.

Mulheres não desistam, a celulite pode ser tratada na grande maioria dos casos, fiquem atentas a alimentação, pois esta possui um peso enorme na melhora deste quadro.


Fonte: biomenu

Referencias:

NETO, M.F. Estudo da Composição Corporal e suas Implicações no Tratamento da Hidrolipodistrofia e da Síndrome de Desarmonia Corporal. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, n. 15, p. 20-27. Dez 2003.

SILVA, S.M.C.; MURA, J.D.A. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia in: Terapia nutricional na lipodistrofia genóide. Ed roca, p.633, 2007.

WEISS, S.E. Alimentos saudáveis, alimentos perigosos. Ed. Reader´s Digest, p.99, 1996.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais