Fortalecendo o Sistema Imunológico com o Limão


  
O limão tem função antioxidante, fortalece o sistema imunológico
Apenas 1 limão médio é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de Vitamina C. Ela participa da produção de anticorpos no organismo e, por isso, protege o nosso corpo contra infecções: nada mais propício em situações de baixa imunidade do organismo.
Vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda ajuda o organismo a absorver ferro, Quem sofre de anemia deve consumir verduras verde-escuras, que são ricas nesse mineral, e, se temperá-las com limão, terão a dupla necessária para combater esse problema.
E não é só em sucos e chás que o limão oferece tantos benefícios. Esse azedinho serve como tempero de salada, é ingrediente de molhos e dá um gostinho a mais ao refrigerante. Rico em flavonóides, tem função anticancerígena, atua como antiinflamatório e ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.
Como do limão tudo é aproveitado, a casca pode ser ralada em tortas e até mesmo batida em suco. A limonada suíça, por exemplo, utiliza o limão inteiro, com casca e bagaço e, por isso, oferece todos os nutrientes presentes na fruta, em especial a pectina, substância presente na parte branca, entre a polpa e a casca. Ela ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e glicose no organismo.
Os óleos essenciais ainda contribuem na eliminação do ácido úrico do organismo que, em excesso, pode causar artrite (inflamação das articulações), nefrite (inflamação dos rins) e cálculos renais.
O consumo de limão também pode prevenir problemas de circulação, pois seus flavonóides reforçam a parede dos vasos sanguíneos e dão mais elasticidade às artérias.
O suco de fruta também serve como produto de limpeza natural. Os produtos industrializados podem irritar a pele e as unhas e, além disso, prejudicam o meio ambiente. O excesso de espuma, jogado no esgoto todos os dias, favorece a proliferação de algumas plantas aquáticas e desequilibra a cadeia alimentar em rios e mares. Para ser ecologicamente correto, utilize 100 ml de suco puro de limão para cada  1 litro de água, misture bem e é só aplicar em vidros, azulejos, fogão, etc.
Cada 100g da fruta contém:PARA OBTER OS BENEFÍCIOS dO LIMÃO….
Calorias 32kcal…é preciso tomar alguns cuidados na hora da utilização. A acidez dessa fruta pode causar irritações, por isso:
Carboidrato11,1g
Proteína0,9g
Fibra Alimentar1,2g
  • Algumas pessoas  que sofrem de gastrite podem ter sensibilidade ao limão. Porém, o consumo só é proibido se a pessoa sentir algum desconforto ao ingeri-lo.
Magnésio10mg
Fósforo24mg
Lipídeos0,1g
  • O esmalte dos dentes também pode ficar prejudicado, assim, recomenda-se não escovar os dentes logo após ingerir limão; aguardar 1 hora para que o efeito do ácido se neutralize.
Cálcio51mg
Sódio1mg
Vitamina B10,3mg
  • Após manusear a fruta. é preciso lavar muito bem as mãos e outras áreas que tiveram contato com ela e não se expor ao sol, pois o sumo pode causar manchas na pele.
Vitamina C38,2mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO
Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais