quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Berinjela Emagrece e diminui Colesterol

A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão, que em Portugal é chamado de pimento, da batata e do tomate.

A eficácia da berinjela no tratamento de hipercolesterolemia e no controle do colesterol é controversa. Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo teria mostrado que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol.


Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides  que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a aterosclerose  os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.


Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da berinjela  junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. 
Fitoterapeutas aconselham deixar a berinjela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.
Modo de Uso:
É recomendado a berinjela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicérides  usando-a de duas maneiras: 
  • duas fatias cortadas da berinjela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; 
  • ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum).
 É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.







Nenhum comentário:

Postar um comentário