Intestino 100% funcionando

Em entrevista com Dr. Tiago Almeida e Dra. Solange Menta falam sobre a importância do bom funcionamento intestinal e sua relação com todo o organismo.

É verdade que os intestinos estão sendo considerado o nosso SEGUNDO CÉREBRO?

Sim, devido as œltimas pesquisas demonstrarem que alguns hormônios e neurotransmissores também são fabricados pelos intestinos, e que 80% do nosso potencial imunológico estar presente neste órgão.Com isso eles regulam todo o nosso organismo e funciona como um órgão inteligente.

Quais as principais funç›es do intestino grosso?

eliminação das fezes;
reabsorção de água e nutrientes;
contribui com o sistema imunológico;
hospeda a flora microbiana que exerce várias funç›es importantes. Essas bactérias digerem uma parte da celulose , sintetizam vitaminas ( complexo B e K ); e destroem micróbios e bactérias patogênicas.

Como devería ser o funcionamento intestinal?

Como nos alimentamos em média 3 vezes ao dia , deveríamos evacuar de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após cada refeição como fazem os bebês que ao mamar em seguida evacuam, isso devido ao reflexo gastro-cólico .
O tempo médio que deveríamos levar desde a digestão dos alimentos, que começa na boca com a mastigação, até a eliminação do bolo fecal é de 15 a 18 horas. Dos quais 6 horas é apenas no intestino grosso.

O que pode desregular este funcionamento?

Uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes e fibras, estresse físico e emocional, atividades sedentárias e a impossibilidade de realizar atividades físicas com frequência, provocam problemas gastrointestinais, dificultando o processo natural de digestão, absorção e eliminação dos alimentos, causando a tão conhecida prisão de ventre.

Que consequências trazem ao intestino?

Como a estes fatores, não conseguimos manter a média de 2 a 3 evacuaç›es diárias e podemos chegar a acumular de 3 a 4 kilos de matérias não eliminada. Assim, os detritos que deveriam ser eliminados permanecem no intestino grosso durante muito tempo e acabam sendo fermentados. Neste processo, produzem material tóxico que será novamente absorvido pelo organismo, produzindo uma "auto-intoxicação" ou também chamada toxemia. Dentre estas toxinas podemos citar a cadaverina e a amônia.

Quais sintomas ou doenças estas toxinas podem provocar?

Além dos efeitos locais que a prisão de ventre pode causar como gases e cólicas, o acœmulo das matérias no cólon pode ser a causa de numerosas afecç›es. As toxinas produzidas pelas putrefaç›es intestinais alcançam pela via sanguínea os órgão vizinhos, intoxicando-os e degenerando-os , podendo contribuir para o aparecimento de problemas como: obesidade, fadiga,enxaquecas,celulites, alergias, problemas de pele e unhas,baixa das funç›es imunológicas entre outros.
Existe também uma correlação muito significativa entre a freqüência crescente dos cânceres do cólon nos países industriais e a alimentação pobre em fibras.

Que relação tem o intestino com nossas defesas imunológicas?

Na parede intestinal encontra-se cerca de 80 % do nosso potencial imunológico, como também o hormônio de crescimento que combate os sintomas do envelhecimento.

Qual a relação do intestino com a alegria?

Sabe-se hoje que cerca de 90% da serotonina ( que é o neurotransmissor responsável pela a alegria) é produzido no intestino. A serotonina está baixa em pessoas com depressão, demonstrando a importância da limpeza intestinalnestas pessoas.
A prisão de ventre também influencia no humor das pessoas, como podemos perceber; com o uso da palavra "ENFEZADA", referindo-se a pessoas com mau-humor.

E como prevenir estas doenças ou sintomas?

A prevenção desta doença passa então por uma introdução de fibras vegetais na alimentação e limpeza intestinal. Esta prática pode ser feita através do clister ou enema que consta da higiene intestinal através da introdução de uma cânula fina no ânus ligada a uma bolsa com 1 litro de água. Ou esta limpeza pode ser mais completa através da Colonterapia.

O que é a Colonterapia?

Colonterapia ou Hidroterapia do Cólon é um sistema natural de limpeza que ajuda a combater os problemas crônicos provocados pelo mau funcionamento do intestino.
A irrigação do cólon é uma lavagem com água suficiente para preencher o cólon por meio de um aparelho ligado numa água corrente que passa por um filtro. Como a água circula na totalidade do cólon, essa irrigação limpa e desintoxica profundamente suas mucosas. Ela faz desgrudar os velhos resíduos de fezes alojados nas dobras ou incrustadas na parede e permite que sejam expelidos, o mesmo acontecendo com as matérias duras, que são amolecidas por ela. A irrigação também livra o cólon de detritos , que ficam estagnados às vezes por dezenas de anos.

Quantas sess›es são necessárias?

O ideal é realizar de 8 a 10 sess›es em dias consecutivos ou alternados, para que se tenha um melhor resultados. As sess›es são precedidas de um preparo do cólon, com um acompanhamento de uma dieta sem farináceas, carnes e lácteos, e ao final se realiza uma reposição de lactobacilos.
Durante as sess›es os pacientes emagrecem, como também ao final são orientados para uma alimentação mais saudável e natural, aumentando sua qualidade de vida.
A colonterapia também têm a ação de estimular a motricidade do cólon ajudando a regularizar sua função de eliminação.

Que livros vocês recomendariam sobre este assunto?

" Higiene intestinal" do Dr. Cristian Tal Schaller, " O cérebro desconhecido" do Dr. Hélion Póvoa e " Disciplinas que iluminam " de Suryavan Solar.

Quais outras dicas vocês recomendariam para manter uma boa saude?

Cada pessoa deve ter consciência que é o responsável pela sua saœde e para obter uma saœde integral é importante cultivar bons hábitos como : ter uma alimentação natural com boa quantidade de fibras e pouca proteína animal,tomar de 2 a 4 litros de água ao dia, evitar o consumo de álcool, fumo, café, açœcar branco, limpeza intestinal , realizar exercício físicos regulares, diminuir as atividades estressantes no dia a dia, pensar positivo, ler livros de auto-ajuda, praticar atividades de relaxamento ( meditação, yoga, Aikido, Q-cong, etc ), participar de cursos de crescimento pessoal, estar em contato com a natureza, entre outros.


Fonte: Tiago Almeida e Solange, autores do livro “Colonterapia: Reeducação Alimentar, Desintoxicação, Rejuvenescimento” (editora Gran Sol).

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais